Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um dos principais criminosos do Terceiro Comando Puro, identificado como Luís Carlos Lomba, conhecido como Chocolate, foi preso nesta quinta-feira (13) após ser encontrado em uma clínica de estética no Rio de Janeiro. Ele estava foragido da Justiça e, durante a prisão, realizava um procedimento de harmonização facial.
Chocolate, de 61 anos, era considerado um dos três maiores traficantes do Complexo da Maré e desempenhava um papel crucial na organização criminosa. Segundo a Polícia Civil, ele era responsável por avaliar, aprovar ou reprovar a qualidade da cocaína comercializada pelo grupo. A investigação revelou ainda que ele operava em um esquema de “home office”, facilitando as atividades do crime de forma discreta.
O criminoso tinha um mandado de prisão expedido em 2024, acusado de associação criminosa e roubo. Com uma extensa ficha criminal, ele é investigado por, pelo menos, 35 crimes. A polícia descreveu Chocolate como um fugitivo astuto, que evitava ser fotografado e procurava manter um perfil baixo, inclusive mudando sua aparência com a ajuda de procedimentos estéticos, como a aplicação de cabelo.
A prisão de Chocolate foi realizada durante a Operação Espoliador, que visa capturar foragidos por roubo, latrocínio e receptação. Ao todo, mais de 600 criminosos foram presos em uma ação que contou com mais de 700 policiais civis atuando em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
Em outra parte da operação, uma equipe da Delegacia do Consumidor (Decon) foi atacada a tiros enquanto tentava cumprir mandados de prisão na Comunidade Teixeiras, na Taquara, Zona Oeste. Durante o confronto, o motorista de uma das viaturas perdeu o controle da direção e caiu em um valão. O GAT (Grupo de Ações Táticas Especiais) do 18º BPM foi acionado para dar apoio às forças policiais.