Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira (19) a Operação Importunação, com o objetivo de combater a violação de sigilo envolvendo aposentados e pensionistas. Os agentes cumpriram 9 mandados de busca e apreensão, sendo 1 no Centro do Rio e 8 nos bairros Tatuapé e Vila Gomes Cardim, em São Paulo.
A investigação começou a partir de queixas de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que relataram terem sido alvos de um volume excessivo de ligações telefônicas logo após solicitarem aposentadoria ou pensão. A Polícia Federal descobriu que os dados pessoais dos solicitantes estavam sendo vendidos a instituições financeiras e correspondentes bancários, que, por sua vez, faziam ofertas agressivas de empréstimos e outros produtos financeiros.
O esquema era operado por telemarketing, com o auxílio de robôs que realizavam chamadas em massa para os perfis desejados.
Por meio do sistema disponibilizado, os operadores de telemarketing acessavam dados cadastrais pessoais de potenciais vítimas, as quais preenchiam o perfil desejado pela empresa para o oferecimento dos seus produtos financeiros, passando a importuná-las de forma persistente com a utilização de robôs que promovem chamadas telefônicas em massa.
Os investigados podem ser processados pelo crime de violação de sigilo, que prevê pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
