Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Com a chegada de abril, o Brasil se prepara para enfrentar a primeira onda de frio do ano. De acordo com previsões do Climatempo, pelo menos três massas de ar polar devem atingir o país na primeira quinzena do mês, impactando principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A expectativa é que os estados dessas áreas registrem as menores temperaturas de 2025 até o momento. Além disso, uma quarta massa de ar frio é prevista antes do fim do mês, o que deve marcar uma mudança definitiva no clima.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, as massas de ar frio terão efeitos temporários, com apenas alguns dias de temperaturas mais baixas antes da retomada do calor. Entretanto, as previsões indicam um resfriamento progressivo ao longo de abril.
A primeira massa de ar polar, com menor intensidade, deve atingir o Brasil no início do mês, influenciando levemente o Rio Grande do Sul. Entre os dias 5 e 9 de abril, a segunda massa chegará com força fraca a moderada, trazendo mínimas de 14 °C em Curitiba e 16 °C em São Paulo. A terceira massa de ar frio, prevista entre 12 e 16 de abril, deverá ser mais intensa, com mínimas de 13 °C na capital paranaense e 14 °C na paulista. Vitória pode registrar a menor temperatura do período, com 12 °C. O Climatempo alerta ainda para o risco de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com essa queda de temperatura, todas as capitais do Sul e Sudeste, além de Campo Grande e Cuiabá, podem registrar os dias mais frios do ano. Atualmente, os recordes de temperatura mínima de 2025 até 27 de março são:
- Porto Alegre: 16,4 °C (14 de março);
- Curitiba: 12,8 °C (13 de janeiro);
- Florianópolis: 16,6 °C (16 de março);
- São Paulo: 16,2 °C (11 e 14 de janeiro);
- Rio de Janeiro: 18,8 °C (11 de janeiro);
- Belo Horizonte: 18,4 °C (1 e 30 de janeiro);
- Vitória: 20,3 °C (18 de fevereiro);
- Campo Grande: 18,4 °C (1 de fevereiro);
- Cuiabá: 22,0 °C (5 de março).
