Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um bebê de apenas 1 ano e 2 meses foi deixado em uma boca de fumo como forma de garantia de pagamento de uma dívida de R$ 150 em Sarandi, no norte do Paraná. O caso, que gerou indignação entre autoridades e moradores da região, foi comunicado ao Conselho Tutelar na última sexta-feira (16) pelos tios da criança, que conseguiram resgatá-la por conta própria.
De acordo com o conselheiro tutelar Valdir Costa, os tios souberam da situação e foram pessoalmente até o ponto de venda de drogas onde o bebê estava. Eles enfrentaram resistência dos traficantes para retirar a criança, mas conseguiram levá-la embora sem efetuar o pagamento da dívida.
“Foi uma ação de coragem. Eles relataram que houve dificuldade em retirar a criança, mas conseguiram fazê-lo à força”, disse Valdir. Segundo os tios, os pais do bebê são usuários de drogas e vivem em situação de rua em Sarandi. O casal ainda tem outros dois filhos, de 6 e 11 anos, atualmente sob os cuidados da avó materna.
O Conselho Tutelar elaborou um termo de responsabilidade que garante a guarda provisória do bebê aos tios, enquanto a Vara da Infância e da Juventude foi acionada para dar início ao processo que definirá o destino definitivo da guarda da criança.
A Polícia Civil do Paraná também foi acionada e investiga o caso. Os pais poderão responder por abandono de incapaz. Segundo Valdir, situações envolvendo pais usuários de drogas são cada vez mais frequentes no município. “Infelizmente, não é um caso isolado. Temos lidado com muitas ocorrências desse tipo”, lamentou.
