Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (24) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários simulados para a eleição presidencial de 2026. O estudo aponta que Lula venceria tanto no primeiro quanto em eventuais segundo turnos contra diferentes adversários.
No cenário que repete os candidatos de 2022, Lula aparece com 48,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — atualmente inelegível e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão — registra 41,3%. Ciro Gomes (PSDB) tem 3,1%, e Simone Tebet (MDB), 2,3%.
A pesquisa ouviu 14.063 pessoas entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
Lula mantém liderança em cenários de segundo turno
De acordo com o levantamento, o atual presidente também venceria em todos os cenários simulados de segundo turno. Veja os resultados:
-
Lula (PT) 52% x 44% Tarcísio de Freitas (Republicanos) — Branco/nulo: 5%
-
Lula (PT) 52% x 43% Michelle Bolsonaro (PL) — Branco/nulo: 5%
-
Lula (PT) 52% x 44% Jair Bolsonaro (PL) — Branco/nulo: 4%
-
Lula (PT) 52% x 35% Romeu Zema (Novo) — Branco/nulo: 14%
-
Lula (PT) 52% x 36% Ronaldo Caiado (União Brasil) — Branco/nulo: 12%
-
Lula (PT) 51% x 37% Ratinho Jr. (PSD) — Branco/nulo: 12%
Contexto político
A pesquisa reforça o favoritismo de Lula em meio a um cenário político fragmentado e ainda marcado pela ausência de uma candidatura consolidada da oposição. Entre os nomes testados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparecem como os principais adversários potenciais.
Embora ainda faltem quase dois anos para o pleito, o resultado indica que o presidente mantém boa margem de apoio em relação aos nomes mais cotados para disputar o Planalto.
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg é uma das primeiras a testar cenários completos para 2026, incluindo figuras de destaque no atual cenário político, como governadores e ex-presidentes.