Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Imagens do circuito de segurança divulgadas nesta quinta-feira (20) mostram o exato momento em que começou o incêndio que atingiu a Zona Azul da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). O foco inicial do fogo ocorreu no estande da Comunidade da África Oriental, no Pavilhão dos Países, e rapidamente se espalhou pelo teto da estrutura.
No vídeo, registrado durante uma palestra dentro do estande, é possível ver as luzes piscando e apagando por alguns instantes, seguido do surgimento das chamas atrás do painel do país. Em segundos, o fogo já se alastrava, provocando correria entre os presentes. Por medida de segurança, todas as pessoas na Zona Azul foram imediatamente evacuadas, o que resultou na paralisação temporária das negociações oficiais da COP30.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Pará, o incêndio foi controlado em apenas seis minutos. A principal suspeita é que o fogo tenha começado em um equipamento eletrônico, possivelmente um forno de micro-ondas instalado em um dos estandes.
No total, 56 bombeiros atuaram diretamente no combate às chamas, com apoio de uma equipe externa e de um carro de combate. Foram utilizados 244 extintores e mangueiras instaladas no local. Apesar do susto, não houve feridos, segundo a organização da COP30.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a organização da conferência divulgará um parecer sobre a retomada das negociações na Blue Zone e se os participantes poderão retornar ainda nesta quinta-feira ou somente na sexta (21).
O vídeo do incidente reforça a importância dos protocolos de segurança e da rápida atuação dos bombeiros, que impediram que o incêndio se tornasse mais grave e comprometessem outras áreas do evento. A UNFCCC, entidade da ONU responsável pela COP30, informou que realizará checagens de segurança completas e divulgará uma atualização oficial às 16h.