Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba (SP). Entre os alvos está o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos).
Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em municípios de São Paulo e da Bahia, incluindo a sede da Prefeitura de Sorocaba, o gabinete e a residência do prefeito, a Secretaria de Saúde, o diretório municipal do Republicanos e a casa do ex-secretário de Saúde Vinicius Rodrigues. Também é investigado o ex-secretário de Governo e Administração, Fausto Bossolo.
A operação mobilizou mais de 100 policiais federais, que atuaram nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo, Osasco e Vitória da Conquista (BA).
Durante as buscas, os agentes encontraram pelo menos R$ 600 mil em espécie, parte do valor armazenado em uma caixa no porta-malas de um carro.

(PF)
As investigações tiveram início em 2022, a partir de indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por serviços de saúde no município. Além do suposto desvio de verbas, a PF apura lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
A Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores que somam R$ 20 milhões e proibiu a OS investigada de firmar contratos com o poder público.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação ilegal e fraude em licitação. Também há indícios de envolvimento de um empresário do ramo imobiliário e de uma igreja na cidade.

(PF)

(PF)
