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UE investiga a conduta do Google no setor de tecnologia de publicidade digital

AP- Os reguladores da União Europeia lançaram uma nova investigação antitruste do Google, desta vez para saber se o gigante americano de tecnologia está sufocando a concorrência em tecnologia de publicidade digital.

A Comissão Europeia disse na terça-feira que abriu uma investigação formal para saber se o Google violou as regras de concorrência do bloco ao favorecer seus próprios serviços de tecnologia de publicidade gráfica online em detrimento de editores, anunciantes e serviços de tecnologia de publicidade rivais.

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A investigação ressalta as preocupações europeias sobre o domínio do Google na indústria de publicidade online e se está explorando sua vantagem de dados para consolidar sua posição no mercado de anúncios gráficos, que a UE estima em 20 bilhões de euros (US $ 24 bilhões) anualmente.

Anúncios gráficos on-line são banners e textos que aparecem em sites como as páginas iniciais de jornais e são personalizados com base no histórico de navegação do usuário da Internet. Os anúncios da rede de pesquisa, por outro lado, aparecem ao lado dos resultados do mecanismo de pesquisa e baseiam-se nas palavras-chave que os usuários procuram.

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A comissão, braço executivo da UE e principal agente antitruste do bloco, está analisando em particular se o Google está distorcendo a concorrência ao restringir o acesso de terceiros aos dados do usuário para fins publicitários em sites e aplicativos.

O Google disse que a concorrência em anúncios online os tornou mais acessíveis e relevantes, cortou taxas e expandiu as opções para editores e anunciantes.

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“Milhares de empresas europeias usam nossos produtos de publicidade para alcançar novos clientes e financiar seus sites todos os dias”, disse o Google em um comunicado preparado. “Eles os escolhem porque são competitivos e eficazes. Continuaremos a nos envolver de forma construtiva com a Comissão Europeia para responder às suas perguntas e demonstrar os benefícios dos nossos produtos para as empresas e consumidores europeus. ”

A investigação sinaliza um esforço renovado de Margrethe Vestager, chefe de concorrência da comissão da UE e vice-presidente executiva para o digital, para controlar o poder de mercado do Google. Ela já aplicou ao Google um total de 8,2 bilhões de euros (agora US $ 9,7 bilhões) em multas em três processos antitruste separados. Houve críticas, no entanto, de que as investigações demoraram muito e as multas não foram um grande impedimento porque a empresa poderia pagá-las facilmente.

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“Os serviços de publicidade online estão no centro de como o Google e os editores monetizam seus serviços online”, disse Vestager. O Google coleta dados a serem usados ​​para publicidade direcionada, enquanto também vende espaço publicitário e atua como intermediário entre anunciantes online e editores, disse ela.

“Estamos preocupados que o Google tenha tornado mais difícil para os serviços rivais de publicidade online competir na chamada pilha de tecnologia de anúncios”, disse Vestager.

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A Comissão da UE disse que está investigando as maneiras como o Google usa a tecnologia para intermediar as vendas de anúncios gráficos entre anunciantes e editores online.

Por um lado, os funcionários estão examinando os requisitos para usar as plataformas internas de compra de anúncios do Google para comprar anúncios gráficos no YouTube, enquanto os serviços rivais são potencialmente restritos na forma como podem veicular anúncios no site de compartilhamento de vídeo. Eles também estão examinando se as várias plataformas de anúncios do Google favorecem umas às outras.

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Outra área que a comissão está examinando são as restrições que o Google impõe aos anunciantes, editores e corretores de anúncios concorrentes para acessar dados sobre a identidade e o comportamento dos usuários aos quais os próprios serviços de anúncios do Google têm acesso. Esses dados podem ser usados ​​para personalizar anúncios online para usuários individuais da web.

Também sob o microscópio estão os planos do Google de eliminar “cookies” de navegadores de terceiros no Chrome e tags de identificador de anúncios em dispositivos Android para usuários que optam por não receber publicidade personalizada, como parte do plano da empresa de reforçar as medidas de privacidade. A comissão está analisando como esses planos afetarão os mercados de anúncios digitais.

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Os reguladores da UE têm o poder de impor penalidades no valor de até 10% da receita anual de uma empresa. Mas é um pequeno preço a pagar por ricas empresas de tecnologia como o Google, que registrou um lucro de US $ 17,9 bilhões em seu último trimestre, e a comissão está se voltando para outros métodos além das multas que chegam às manchetes.

A Vestager começou a usar “medidas provisórias” como uma maneira rápida de interromper o comportamento anticompetitivo enquanto as investigações são realizadas. Ela também tem um papel de liderança na atualização do livro de regras digital da UE com medidas destinadas a conter os gigantes da tecnologia e impedi-los de encurralar os mercados digitais em primeiro lugar.

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