Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
A Meta Platforms, a gigante de mídia social anteriormente conhecida como Facebook, está expandindo sua oferta de ferramentas de captação de recursos e tornando-as mais facilmente disponíveis para 1,5 milhão de organizações sem fins lucrativos em suas plataformas Facebook e Instagram.
A partir desta terça-feira (19), os usuários do Instagram podem anexar botões de doação aos seus Reels, transformando os vídeos curtos em campanhas de arrecadação de fundos. Assim como acontece com as doações no Facebook e outros conteúdos do Instagram, a Meta coletará e repassará as doações para as organizações sem fins lucrativos sem nenhum custo, pagando as taxas de processamento.
Mais de US$ 6 bilhões foram doados no Facebook e Instagram desde que a arrecadação de fundos começou nas plataformas em 2015, de acordo com Emily Dalton Smith, vice-presidente de gerenciamento de produtos e impacto social da Meta. As doações saltaram US$ 1 bilhão em nove meses em 2021, com 100 milhões de criadores e doadores participando da arrecadação de fundos nas plataformas de mídia social.
A maior parte desses presentes vem de pequenos doadores. A maioria das doações no Instagram em 2021 foi inferior a US$ 20.
“São apenas muitas pessoas se unindo e dando o que podem para causas”, disse Dalton Smith.
A expansão da captação de recursos para novas plataformas gerou alguns resultados surpreendentes. No Instagram, a organização ambiental sem fins lucrativos que recebeu mais doações não é um nome familiar. É a The Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 por um inventor de 18 anos, Boyan Slat, na Holanda, que queria livrar os oceanos do plástico.
Dalton Smith disse que o The Ocean Cleanup foi bem-sucedido porque é “primeiro no Instagram”, construindo suas comunidades na plataforma. As imagens e gráficos atraentes, juntamente com atualizações semanais sobre suas missões de remoção de plásticos e suas parcerias com a banda Coldplay, ajudaram o grupo a construir cerca de 700 mil seguidores.
“Ainda não temos dados para apoiar isso, mas vemos sinais iniciais de que isso realmente ajudará a aumentar as doações e ajudará a aumentar o apoio a um conjunto mais diversificado de organizações e ajudar a surgir novas causas”, disse Dalton Smith.