Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2024, segundo a Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira (09).
Baker e Jumper são americanos, enquanto Hassabis, que foi um dos fundadores da empresa de pesquisa em inteligência artificial que evoluiu para o Google DeepMind, é britânico.
O trio dividirá o prêmio de 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a aproximadamente R$ 5,8 milhões.
Os cientistas foram premiados por desvendar os segredos das proteínas, moléculas essenciais para as células e, consequentemente, para a vida, usando inteligência artificial e computação.
Na terça-feira, 8, o Nobel de Física já havia contemplado pesquisas na área de aprendizado de máquina e redes neurais artificiais, avanços considerados fundamentais para o progresso da inteligência artificial.
O comitê do Nobel destacou que os químicos há muito sonham em compreender e dominar totalmente as ferramentas químicas da vida, as proteínas, e que esse sonho está agora ao alcance. Hassabis e Jumper aplicaram inteligência artificial para mapear quase todas as estruturas de proteínas conhecidas, enquanto Baker criou novas proteínas. O comitê ressaltou que as implicações dessas descobertas são vastas.
Em 2023, o Prêmio Nobel de Química foi concedido a três cientistas pela descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos, nanopartículas cujas propriedades são definidas pelo tamanho.
Desde 1901, mais de cem prêmios foram entregues na categoria, com exceções em 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941 e 1942.
Entre os 194 agraciados com o Nobel de Química, apenas oito eram mulheres, incluindo Marie Curie, a primeira mulher a receber um Nobel. Até o momento, nenhuma mulher foi premiada neste ano.