Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), está investigando um ataque hacker ao sistema do Hospital da Criança de Brasília (HCB). Em nota divulgada em seu site oficial, o HCB informou que na noite de 6 de outubro, um domingo, ocorreu um incidente que comprometeu os sistemas da instituição.
Para proteger as bases de dados, todos os sistemas foram desligados e um Comitê de Gestão de Crises foi imediatamente estabelecido para apurar os fatos e buscar soluções.
Ainda de acordo com o comunicado, técnicos do hospital, com o apoio de empresas fornecedoras, estão trabalhando incansavelmente para realizar uma varredura completa em todas as máquinas, servidores e bases de dados. Ao mesmo tempo, uma estratégia está sendo elaborada para restaurar os sistemas. O hospital também destacou que, até o momento, não há indícios de vazamento de dados pessoais e sensíveis de pacientes, funcionários e parceiros.
Embora não seja possível determinar uma data exata para o retorno das operações dos sistemas, o HCB está implementando planos de contingência para minimizar os atrasos e prejuízos no atendimento, além de garantir a segurança dos pacientes.
O delegado-chefe da DRCC, João Guilherme Medeiros, confirmou ao site Metrópoles que o ataque é um ransomware, um tipo de software de extorsão que bloqueia os computadores e, geralmente, exige um resgate para seu desbloqueio.