Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (2) a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio. A decisão ocorre após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou descumprimento de medida cautelar devido à saída dele para a Argentina.
Primo de três filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Léo Índio é réu no STF por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. Inicialmente, ele aguardava o julgamento em liberdade condicional, mas sua ida ao país vizinho, sem necessidade de passaporte, foi considerada uma violação das condições impostas pela Justiça.
Caso retorne voluntariamente ao Brasil, Léo Índio poderá ser preso de imediato. Além disso, o governo brasileiro pode solicitar sua extradição, caso a Argentina aceite o pedido. Em entrevista recente a uma rádio paranaense, ele alegou ser vítima de “perseguição política” e confirmou ter pedido asilo no país vizinho.
Na última quinta-feira (27), o STF rejeitou um recurso da defesa de Léo Índio, que contestava sua condição de réu na Corte, argumentando a falta de foro privilegiado.
