Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa, fechou em queda de 0,29% nesta terça-feira (21), recuando para a faixa dos 144 mil pontos. Já o dólar subiu e terminou o dia cotado a R$ 5,38, refletindo uma correção após dias de baixa e a crescente cautela do mercado com o cenário político e fiscal no Brasil.
No exterior, o mercado opera diante da expectativa de eventos importantes nos próximos dias. O que está no radar é a próxima reunião do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, na semana que vem, quando a nova decisão sobre a taxa de juros dos Estados Unidos será anunciada. Além disso, há o índice de preços ao consumidor, considerado o índice oficial da inflação no país, que está marcado para sair nesta sexta-feira (24).
A expectativa de corte de juros nos EUA reduz a força global do dólar, mas internamente, no Brasil, o câmbio ainda oscila conforme a percepção de risco local e as notícias políticas.
Os agentes financeiros também reagiram a uma possível reunião bilateral entre o Brasil e os EUA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou em sua agenda da visita à Malásia na próxima semana um espaço para um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Kuala Lumpur.
Em paralelo, Lula afirmou que o Brasil “não abaixou a cabeça” ao ser “ofendido” por Trump.
Na agenda doméstica, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou o envio, nesta terça-feira (21), de dois projetos de lei ao Congresso Nacional: um para controlar os gastos públicos e outro para criar impostos sobre fintechs (empresas de tecnologia financeira) e casas de apostas, as chamadas “bets”.
Haddad defendeu que o corte de emendas parlamentares não é “chantagem política”, mas sim uma “consequência prática” da necessidade de ajuste das contas e responsabilidade fiscal.
O governo também deve definir ainda hoje qual proposta será encaminhada ao Congresso para recompor o Orçamento de 2026, após a rejeição da medida provisória que previa aumento de impostos sobre operações financeiras.
A relação entre EUA e China também continua nos holofotes. O presidente Donald Trump, que havia confirmado um encontro com o presidente chinês Xi Jinping para discutir um novo acordo comercial, voltou atrás em discurso na Casa Branca e disse que “talvez uma reunião com Xi não aconteça”.
No mercado de ações brasileiro, o destaque negativo foi a Ambipar (AMBP3), que despencou cerca de 30% após entrar com pedido de recuperação judicial. A empresa enfrenta uma crise de confiança e acumula dívidas superiores a R$ 10,4 bilhões.
As ações dos principais bancos acompanharam a queda do Ibovespa. Já a Vale (VALE3) fechou estável, aguardando a divulgação do seu relatório de produção após o encerramento do pregão.