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A plataforma Meu INSS, que facilita o acesso aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), registrou 830,8 milhões de acessos no ano passado. Desses, 707,4 milhões foram feitos por meio do aplicativo e 123,4 milhões pelo site. O tempo médio de uso foi de 4 minutos e 21 segundos.
Esse alto número de acessos levou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a determinar a inserção de mensagens em formato de carrossel (banner) na página inicial do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo, acessíveis sem a necessidade de login. Os banners têm o objetivo de informar os cidadãos sobre serviços como o programa Meu INSS Vale+, que antecipa R$ 150 aos beneficiários, sem taxas ou juros no mês seguinte, e alertas sobre segurança e proteção de dados, visando prevenir golpes.
No aplicativo, o ícone Meu INSS+, que oferece benefícios como a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e outros serviços em parceria com instituições financeiras, teve 34,5 milhões de acessos até 6 de janeiro. Nesse período, foram geradas 2 milhões de carteiras do beneficiário e 971 mil downloads de PDF. Esses documentos servem como comprovante de vínculo com o INSS.
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, os números demonstram a importância do atendimento remoto para garantir o reconhecimento de direitos e o pagamento de benefícios. Ele afirmou que “a plataforma garante não só acesso aos serviços, mas também agilidade no atendimento”.
A assistente virtual Helô, disponível no site e no app, também ajuda os usuários que não têm familiaridade com tecnologia, fornecendo orientações sobre como utilizar todos os serviços. Desde sua criação, há quase quatro anos, Helô já realizou mais de 100 milhões de atendimentos.
A seguir, a evolução do número de acessos à plataforma ao longo dos anos:
- 2017: 29.106.155
- 2018: 78.971.745
- 2019: 210.413.654
- 2020: 429.082.000
- 2021: 455.256.709
- 2022: 568.142.597
- 2023: 832.536.334
- 2024: 830.954.731
O Meu INSS também proporciona facilidade para solicitar benefícios, eliminando a necessidade de deslocamento até uma agência da Previdência. Entre os serviços mais procurados estão consulta a pedidos, benefício por incapacidade, extrato de pagamento, Meus benefícios, extratos de empréstimo e contribuição (CNIS), resultado de benefício por incapacidade, novos pedidos, simulação de aposentadoria e prova de vida.