Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quinta-feira (23) em Jacarta sua primeira visita oficial à Indonésia desde 2008. Durante a viagem, Lula se reuniu com o presidente indonésio Subianto e participou da cerimônia de assinatura de atos bilaterais, discutindo temas como comércio, multilateralismo e representação internacional.
Lula afirmou que Brasil e Indonésia têm interesse em negociar comércio utilizando suas próprias moedas. “A Indonésia e o Brasil não querem uma 2ª Guerra Fria. Queremos comércio livre. E mais ainda: tanto Indonésia quanto Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós 2 com as nossas moedas”, disse. O presidente brasileiro também destacou a importância de reduzir dependências externas e afirmou que ambos os países podem defender seus interesses econômicos por meio do diálogo e do respeito mútuo.
O presidente mencionou ainda a necessidade de maior representação do Sul Global em organismos internacionais, como a ONU, e afirmou que é necessária uma reforma no Conselho de Segurança da ONU para ampliar representatividade. Lula também destacou que Brasil e Indonésia compartilham compromissos com a paz no Oriente Médio e anunciou avanços nas negociações de um acordo de comércio preferencial entre Mercosul e Indonésia, que devem ser concluídas até o final da presidência brasileira, em dezembro de 2026.
Durante o encontro, Lula afirmou que pretende disputar um novo mandato em 2026. Em tom descontraído, os líderes comentaram afinidades pessoais, como o número 8 como número da sorte e aniversários em outubro. Lula explicou que o número 8 é seu número da sorte desde os tempos em que jogava futebol como meia-direita. Ao saber que Subianto faria 74 anos, Lula comentou: “Tem idade para ser meu filho. Eu vou fazer 80, portanto, tem idade de ser meu filho”.