Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Biden chama Trump de perdedor, mentiroso e ameaça à democracia em discurso sobre invasão do Capitólio

Nesta quinta-feira (06), o presidente dos EUA, Joe Biden, chamou seu antecessor Donald Trump de “perdedor” e “mentiroso” e o acusou de representar uma ameaça contínua à democracia. A declaração foi feita em discurso no aniversário de 1 ano da invasão do Capitólio.

Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram a sede do Congresso americano como protesto contra a sua derrota eleitoral. A invasão deixou cinco mortos e mais de 700 pessoas já foram presas e indiciadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para dizer o obvio, há um ano, neste local sagrado, a democracia foi atacada. A nossa constituição enfrentou a sua maior ameaça”, começou Biden em seu discurso. Ele afirmou que quem salvou o Estado de direito foi a polícia e que “nós, o povo, aguentamos e prevalecemos”.

O americano reafirmou que não há provas de que os resultados eleitorais foram imprecisos e que Trump “perdeu por mais de 7 milhões de votos”. “Você não pode amar seu país só quando ganhar”, disse o presidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden, que em nenhum momento pronunciou o nome de Trump e o chamou de “ex-presidente derrotado”, afirmou que o então ocupante da Casa Branca “não fez nada durante horas enquanto o Capitólio estava cercado”.

Biden alertou que o prejuízo causado por Trump antes da invasão — em um discurso no qual afirmou que sua derrota era resultado de fraude generalizada — continua. Ele disse também que as “mentiras” que conduziram à raiva e à loucura do ataque não acabaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Vamos ser um país que permite que autoridades eleitorais partidárias possam reverter o desejo expressado legalmente pelo povo? Seremos um país que não vive à luz da verdade, mas nas sombras de mentiras? Não podemos nos permitir ser esse tipo de país. O caminho para frente é reconhecer a verdade e viver ao lado dela”, afirmou Biden.

O presidente americano chamou as pessoas que entraram no prédio do Congresso de “invasores”, que violaram o local com bandeiras que simbolizavam as causas para destruir os EUA. “Nem durante a guerra civil isso aconteceu. Mas aconteceu aqui em 2021″.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden listou os atos que os invasores fizeram: quebraram vidros, chutaram portas, jogaram extintores nos policiais, pisotearam os agentes e defecaram nos corredores.

“Nós vimos com os nossos próprios olhos, ameaçaram a vida da presidente da Câmera, queriam enforcar o vice-presidente dos EUA”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele, então, começou a criticar Trump: “O ex-presidente, sentado em uma sala de jantar vendo tudo na TV, não fez nada por horas”. “O ex-presidente criou e espalhou uma teia de mentiras sobre as eleições de 2020. Ele fez isso porque ele valoriza mais o poder do que os princípios, ele prioriza o interesse dele antes dos interesses dos EUA”, afirmou Biden. “Ele não aceita que perdeu”.

Biden disse também que há três mentiras que foram contadas por Trump:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
  1. O dia da eleição não representou a vontade dos americanos, mas, sim o dia da invasão;
  2. Os resultados das eleições de 2020 não eram confiáveis;
  3. Quem invadiu o prédio do Congresso eram patriotas.
“Os apoiadores do ex-presidente tentam reescrever a história. Querem transformar o dia da eleição em uma insurreição — e que o que aconteceu aqui no dia 6, como a verdadeira expressão do povo”, disse Biden. “A eleição de 2020 foi a maior demonstração de democracia na história deste país”, completou.

Biden, então, criticou leis estaduais que dificultam o acesso ao voto. De acordo com ele, isso é um reflexo da derrota de 2020 —os republicanos deveriam se reciclar, procurar novas ideias, mas, ao invés disso, tentam simplesmente dificultar a votação.

Ao defender os resultados das eleições, ele afirmou que a votação foi mantida em todas as instâncias jurídicas, estaduais e nacionais. Biden chamou a atenção para um fato: as cédulas de votação têm espaço para distintos temas, mas só foram criticados os votos para presidente.

“O ex-presidente estava em dúvida de que iria vencer e construiu essa mentira por meses. Não era baseado em fatos. Ele queria uma desculpa para cobrir a verdade. Ele não é um ex-presidente, ele é um ex-presidente derrotado. Não há nenhuma prova de que os resultados eram errados.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por fim, Biden disse que os invasores não eram patriotas. “Aqueles que invadiram esta capital e aqueles que instigaram e incitaram, e aqueles que os convocaram a fazer isso seguraram um faca na garganta dos EUA e da democracia americana. Eles não vieram para cá por patriotismo.”

O presidente americano criticou também a China e a Rússia. Ele afirmou que, nesses dois países, os líderes “apostam que os dias da democracia estão contados”: “Eles apostam que nós, nos EUA, nos tornaremos mais como eles. Que os EUA vão ser um lugar para autocratas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden refutou essa ideia e disse que, nos EUA, o poder é transferido pacificamente, sem armas, e que “todos são criados iguais”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Mundo

Um meteoro cruzou o céu de Portugal na noite deste sábado (18), causando um clarão impressionante que foi registrado por diversas pessoas em diferentes...

Benny Gantz Benny Gantz

Mundo

O número dois do Gabinete de Guerra israelense, Benny Gantz, deu um ultimato ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste sábado, exigindo a aprovação de um...

Lamborghini faria lima Lamborghini faria lima

São Paulo

Na tarde deste sábado (18), um motorista de uma Lamborghini perseguiu um motociclista que havia roubado seu relógio Rolex na Avenida Faria Lima, em...

Tony Ramos Tony Ramos

Celebridades

O ator Tony Ramos teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Botafogo neste sábado (18) e foi transferido para a...

Rivaldo Barbosa Rivaldo Barbosa

Destaques

Na sexta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou o pedido de liberdade feito pela defesa e optou por...

golpe do pix golpe do pix

Brasil

A Justiça do Rio Grande do Sul bloqueou 18 perfis falsos nas redes sociais que se passavam por autoridades ou entidades idôneas para desviar...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Em uma operação de resgate humanitário, a Defesa Civil do Amazonas repatriou neste sábado (18) 60 amazonenses que estavam desabrigados no Rio Grande do...

Brasil

Um acidente envolvendo dois veículos resultou na morte do cantor e compositor Guilherme Leon, de 32 anos, na madrugada deste sábado, 18, na Rodovia...

Menina estupro coletivo Recife Menina estupro coletivo Recife

Brasil

Na sexta-feira (17), a Polícia Civil , por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), prendeu na cidade de Juruá, Amazonas, um idoso...

Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste sábado (18) o “Voo do Melhor Amigo”, uma missão que transportou 20 toneladas de ração para auxiliar...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Na noite deste sábado (18), ocorreu o sorteio do concurso 2.726 da Mega-Sena, realizado em São Paulo. O prêmio totaliza R$ 30 milhões para...

São Paulo

A Polícia Civil fechou, na sexta-feira (17), uma fábrica clandestina de produção e comercialização de azeites na Estrada Hondo Japão, em Jacareí, no interior...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit