Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) anunciou no sábado à noite a formação da tempestade tropical Debby, que deve se tornar um furacão antes de atingir a costa noroeste da Flórida, no Golfo do México, na segunda-feira.
As autoridades também informaram neste domingo que “Debby deve se fortalecer rapidamente antes de tocar a terra na região de Big Bend, na Flórida”.
Após dias se movendo como um sistema amplo e errático no Atlântico, Debby se tornou uma tempestade tropical, passando ao largo da costa norte de Cuba na noite de sábado, cerca de 160 quilômetros a oeste-sudoeste de Cayo Hueso, na Flórida, segundo meteorologistas.
“Está cada vez mais claro que Debby se tornará um furacão antes de atingir a terra”, disse Jamie Rhome, subdiretor do NHC, incentivando a população a seguir as ordens de evacuação.
A tempestade avançava a 23 km/h em direção à costa do Golfo do México, a aproximadamente 386 km ao sul de Tampa, onde os ventos devem aumentar de 65 para 110 km/h ou mais à medida que ganhar força durante a noite.
“Esta é uma situação que representa perigo à vida”, afirmou o NHC em um relatório no final da noite de sábado.
Debby já estava causando chuvas, ventos de 65 km/h e marés altas em Cayo Hueso na noite de sábado.
“Há uma série de perigos, não apenas o vento”, alertou Rhome, que destacou a possibilidade de marés ciclônicas de até 2 metros na área da Flórida onde a tempestade atingirá.
“Eu tenho 1,80 metros de altura”, comentou. “Então isso está acima da minha cabeça.”
Ele acrescentou que são esperadas fortes chuvas de 25 cm, com picos de 40 cm se a tempestade desacelerar ou estagnar sobre a terra.
Espera-se que Debby atravesse o centro da Flórida em direção à costa atlântica e siga até Savannah, na Geórgia, e depois para Charleston, na Carolina do Sul.
São previstas grandes marés em Bonita Beach, estendendo-se até a Baía de Tampa. Esta situação pode provocar ondas poderosas mais ao interior do que o normal, danificando estruturas e ameaçando todos em seu caminho.
O governador Ron DeSantis declarou estado de emergência em 61 dos 67 condados da Flórida e a Guarda Nacional ativou 3.000 membros. O governador da Geórgia, Brian Kemp, também fez sua própria declaração de emergência no sábado.
Debby é a quarta tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2024, após a tempestade tropical Alberto, o furacão Beryl e a tempestade tropical Chris, todas formadas em junho.
As tempestades tropicais e os furacões podem causar inundações nos rios e sobrecarregar os sistemas de drenagem e canais. Os meteorologistas alertaram para chuvas de entre 150 e 300 mm e até 450 mm em áreas isoladas, o que pode gerar inundações repentinas e urbanas “de importância local”. Também foram previstas inundações moderadas em alguns rios ao longo da costa oeste da Flórida.
Para alguns, o nome Debby traz lembranças ruins de uma tempestade tropical com o mesmo nome que, em 2012, causou perdas de 250 milhões de dólares e oito mortes, sete delas na Flórida. Essa tempestade provocou chuvas torrenciais, incluindo impressionantes 730 mm ao sul de Tallahassee.
(Com informações da Reuters e AP)