Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Diversos moradores de estados dos Estados Unidos estão relatando uma névoa misteriosa com um “cheiro químico” que acreditam estar causando sintomas de adoecimento poucos minutos após o contato com o ar. Os relatos começaram no final de dezembro em estados como Texas, Wisconsin, Iowa, Maryland, Virgínia, Virgínia Ocidental, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Dakota do Norte, Flórida e Minnesota.
A thick fog is sweeping across the US with locals in multiple states reporting how a burning chemical like smell has blanketed their communities making them sick. Videos of what looks like white particles raining down and swirling in the air can be seen all over social media. pic.twitter.com/XQsa5QXWgK
— Walrus Mallone (@WalrusMallone) January 6, 2025
High winds in SoCal blowing in a cloud of chemtrails , the chemical smell in the air burns my eyes pic.twitter.com/FnLcEB3lwU
— James (@Jamesph2619) January 7, 2025
De acordo com os moradores nas redes sociais, a névoa, descrita como algo “não natural”, tem sido associada a sintomas como tosse, dor de garganta, congestão, irritação nos olhos, cansaço extremo, perda de apetite e problemas gastrointestinais. Vários vídeos foram compartilhados nas redes sociais, onde as pessoas explicam como se sentiram após a exposição à névoa.
Uma residente da Flórida relatou ao tabloide britânico Daily Mail que parou em um posto de gasolina por cerca de 10 minutos e começou a se sentir mal. “Em cerca de uma hora, eu comecei a espirrar repetidamente por cerca de três horas, e meus olhos ficaram muito inchados. Fiquei muito quente e parecia que estava com febre, e meu estômago estava contraído”, contou.
Outro usuário do TikTok, conhecido como “Rusky”, afirmou estar passando pelos mesmos sintomas: “Dor de garganta, tosse, cansaço, letargia — ainda estou me recuperando disso.” Ele afirmou no vídeo que todos os seus sintomas são diretamente causados pela névoa.
No entanto, especialistas afirmam que não há evidências que sugiram que a névoa seja mais do que um fenômeno climático natural combinado com vírus que são especialmente comuns nesta época do ano. Holly Meyer Lucas, residente da Flórida, compartilhou um vídeo no TikTok afirmando: “Estou doente e meus olhos estão uma dor insuportável há cerca de duas semanas. A névoa que temos aqui na Flórida definitivamente não é normal.”
Os moradores descreveram a névoa não apenas pelo cheiro, mas também pela aparência de “partículas brancas” que giram no ar. Essa descoberta levou alguns americanos a verificarem seus filtros de ar. Recentemente, um residente de Dakota do Norte fez uma descoberta impressionante. Ele afirmou que o filtro de ar, que havia sido trocado recentemente, estava “super sujo, e isso aconteceu muito rapidamente”. Ele mostrou o filtro sujo ao lado de um novo para demonstrar quanto resíduo se acumulou em pouco tempo. “Cuidado com a névoa”, alertou ele em seu vídeo.
O morador de St. Petersburg, na Flórida, David Bamber, também compartilhou um vídeo no TikTok explicando que, embora a névoa normal normalmente se dissipe durante o dia, a névoa recente persiste até altas horas da noite. “A parte mais estranha é o gosto e o cheiro”, disse Bamber. “Parece com o cheiro que fica depois de soltar muitos fogos de artifício, e o gosto do ar é tóxico. É muito estranho.”
Embora a aparência de “partículas brancas” possa parecer incomum, a névoa é, na verdade, um aerossol visível composto por pequenas gotículas de água ou cristais de gelo suspensos no ar. Quando a luz incide sobre a névoa, essas partículas se tornam visíveis. Em relação ao cheiro “químico” que muitos descreveram, especialistas explicam que a névoa pode absorver e aprisionar o ar poluído próximo à superfície da Terra, funcionando como um transportador de poluentes, como gases de escape de carros, emissões industriais e outros produtos químicos no ar.
“O processo de formação da névoa pode absorver óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e outros gases poluentes, que são ‘capturados’ pelas gotículas de água da névoa”, explicou Rudolf Husar, cientista atmosférico da Universidade de Washington, em um artigo para o NASA Earth Observatory.
Além disso, os odores se tornam mais intensos em ambientes úmidos, pois as gotículas de água aprisionam as moléculas causadoras do odor, permitindo que elas permaneçam concentradas no ar por mais tempo.
Teorias da Conspiração e Reações nas Redes Sociais
Embora os especialistas expliquem que a névoa e os sintomas relatados possam ser atribuídos a causas naturais, uma onda de teorias da conspiração está tomando as redes sociais. Muitos especulam que a névoa poderia ser uma arma química ou biológica utilizada em um ataque terrorista ou até mesmo um experimento realizado pelo próprio governo dos Estados Unidos.
Alguns teóricos da conspiração fizeram comparações com a Operação Sea Spray, um experimento secreto de guerra biológica da Marinha dos EUA, realizado em 1950, que liberou grandes quantidades de bactérias no ar a duas milhas da costa de São Francisco, Califórnia. Embora a Marinha tenha acreditado que as bactérias eram inofensivas para os seres humanos, vários moradores da região ficaram gravemente doentes, com alguns casos fatais.
Outros sugerem que a névoa possa estar relacionada com os drones inexplicáveis que vêm sendo avistados no Nordeste dos EUA nos últimos meses. “Bem, não havia drones que espalhavam algo? Lembro de ter visto alguns vídeos sobre isso… Não sei a validade, mas seria interessante investigar”, comentou um usuário no X (antigo Twitter).