Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos 44 pessoas morreram e mais de 160 ficaram feridas após o teto de uma boate desabar na madrugada desta terça-feira (8), em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O incidente aconteceu por volta de 0h44 e mobilizou centenas de socorristas. A informação foi confirmada pelo Centro de Operações de Emergência (COE). (Vídeo no final da matéria).
Entre as vítimas fatais está a governadora da província de Montecristi, Nelsy Cruz. Ela estava no local no momento do colapso. O presidente dominicano, Luis Abinader, confirmou o falecimento da governadora à imprensa. “Nos ligaram e foi confirmado que ela morreu na Plaza de la Salud”, declarou o chefe de Estado, visivelmente abalado.
De acordo com o COE, 46 pessoas já foram resgatadas com vida e levadas a hospitais. No entanto, ainda há vítimas sob os escombros, e equipes de resgate continuam as buscas. “Enquanto houver esperança de vida, todas as autoridades seguirão trabalhando para encontrar essas pessoas”, afirmou o general Juan Manuel Méndez, diretor do COE. “Ainda ouvimos vozes pedindo ajuda dentro da boate”, acrescentou.
O acidente ocorreu na boate Jet Set, famosa pelas festas realizadas às segundas-feiras e frequentada por personalidades locais. No momento da tragédia, o cantor de merengue Rubby Pérez se apresentava. Segundo relatos de sua filha, o artista ficou preso sob os escombros. Seu saxofonista teria morrido no local. Uma das sobreviventes, Zulinka, relatou que foi salva pelo marido, corista da banda, que se jogou sobre ela para protegê-la. “Ele me disse: ‘mami, saia daqui para que o menino não fique sozinho se isso cair de vez’. Eu consegui sair, mas meu pai ainda está lá dentro”, relatou emocionada.
Mais de 370 socorristas participam da operação. Equipes da Polícia Nacional, bombeiros, Defesa Civil, Ministério da Defesa e do sistema nacional de emergência 9-1-1 foram mobilizadas. Uma tenda foi montada para dar apoio psicológico a familiares e divulgar informações sobre os atendimentos. A diretora de hospitais do Serviço Nacional de Saúde, Yocasta Reyes, coordena esse trabalho.
Ainda não há informações oficiais sobre o número total de pessoas presentes na boate nem sobre a causa do desabamento. Nas redes sociais, circulam imagens da busca por sobreviventes sob os escombros. Segundo o presidente Abinader, todos os organismos de socorro estão atuando sem descanso. “Lamentamos profundamente a tragédia. Estamos acompanhando o caso minuto a minuto. Nossas orações estão com as famílias afetadas”, declarou.
Com informações de agências internacionais.
Ver essa foto no Instagram
