Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo do presidente Donald Trump lançou uma iniciativa para incentivar imigrantes indocumentados a retornarem aos seus países de origem. Aqueles sem permissão de permanência nos Estados Unidos que optarem pela “autodeportação” receberão uma assistência financeira de 1.000 dólares, de acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Nacional (DHS).
Segundo funcionários da Segurança Nacional, a autodeportação “é uma forma digna” de sair do país, evitando que os imigrantes sejam interceptados por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE).
Uma medida para reduzir os custos de deportação
Estimativas do DHS indicam que, considerando o pagamento de 1.000 dólares aos imigrantes indocumentados, o uso do CBP Home para esses fins representará uma economia nos custos de deportação de “aproximadamente 70%”, em comparação com o gasto médio de prender, deter e expulsar pessoas sem permissão para estar no país, que é de 17.121 dólares.
Kristi Noem, secretária do DHS, afirmou que seu departamento agora oferece aos imigrantes indocumentados assistência financeira para as viagens, além dos 1.000 dólares mencionados anteriormente, para que retornem aos seus países de origem utilizando o aplicativo CBP Home, anteriormente conhecido como CBP One.
“Esta é a opção mais segura para as forças da lei e os estrangeiros, e representa uma economia de 70% para os contribuintes americanos. Baixe o aplicativo CBP Home hoje e autodeporte-se”, enfatizou a secretária de Segurança Nacional. Ela classificou a estratégia como “a melhor maneira e a mais econômica” de deixar os EUA e evitar uma prisão.
A nova cara do CBP One, agora CBP Home
O aplicativo, por meio do qual os estrangeiros que atendem aos requisitos podem enviar sua “intenção de saída”, era uma ferramenta que, durante o governo do ex-presidente Joe Biden, permitiu a entrada legal de quase um milhão de pessoas nos EUA.
Eles eram autorizados a trabalhar e eram concedidas até 1.450 agendamentos por dia em oito cruzamentos de fronteira diferentes. Um número que rapidamente foi superado pela demanda, já que, em média, 280.000 imigrantes competiam diariamente por um espaço no final de 2024.
O aplicativo foi criado no final do primeiro mandato de Trump e servia para que os agentes alfandegários agendar inspeções, mas foi Biden quem estendeu seu uso aos imigrantes.
Em 20 de janeiro, o atual presidente americano encerrou o uso do aplicativo, cancelando todos os agendamentos previamente marcados.
No início de abril, todos os imigrantes que obtiveram permissão temporária por meio do CBP One receberam ordens para “deixar o país imediatamente”, conforme relatado pela Associated Press (AP) na época.
Funcionários da unidade de assuntos de imprensa do DHS declararam que o cancelamento dessas permissões era “uma promessa cumprida ao povo americano”, focada em proteger as fronteiras e a segurança nacional.
Na época, uma família hondurenha que entrou legalmente no país usando o aplicativo disse que recebeu uma mensagem dizendo “é hora de vocês deixarem os EUA”, conforme relatado pela AP.
Até dezembro de 2024, um total de 936.500 pessoas haviam entrado no país pelos cruzamentos de fronteira com o México.
Algumas das pessoas que receberam essas mensagens do DHS eram de Honduras, El Salvador e México, segundo explicou a organização beneficente Al Otro Lado, que oferece apoio jurídico aos imigrantes.
