Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A França vai proibir o consumo de cigarro em áreas públicas a partir de 1º de julho deste ano. A medida, anunciada pela ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, abrange praias, parques, jardins públicos, áreas externas de escolas, pontos de ônibus e locais esportivos. Segundo o governo, o objetivo é proteger crianças da exposição à fumaça do tabaco.
“Onde quer que haja crianças, o fumo deve desaparecer”, afirmou Vautrin ao jornal Ouest France nesta quinta-feira (29). Ela acrescentou que “uma geração sem fumo é possível, e começa agora”. A proibição faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabaco da França, iniciado em 2023, que tem como meta alcançar uma geração sem tabaco até 2032.
A nova regra não se aplica aos terraços de cafés nem ao uso de cigarros eletrônicos. Ainda assim, a ministra argumenta que a liberdade de fumar “termina onde começa o direito das crianças de respirar ar puro”. A violação da norma implicará multa de 135 euros, o equivalente a cerca de R$ 867.
De acordo com o Ministério da Saúde, o cigarro mata cerca de 200 pessoas por dia no país — totalizando 75 mil mortes por ano, segundo dados do Observatório Francês de Drogas e Tendências Viciantes.
Uma pesquisa da ONG La Ligue contre le cancer revelou que quase 80% da população apoia a nova medida. Além disso, 83% se mostraram favoráveis à aplicação de uma legislação semelhante para cigarros eletrônicos.
Desde 2008, é proibido fumar em ambientes fechados como restaurantes e casas noturnas na França. O novo avanço na legislação segue o exemplo de outros países europeus: no ano passado, o Reino Unido adotou restrições semelhantes, e nesta quinta-feira (30), a Espanha anunciou planos de banir o fumo em diversos locais, incluindo terraços de bares, universidades e eventos ao ar livre.
