Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

gaza
ZUMAPRESS.com

Mundo

Egito Confirma Comitê Tecnocrata para Administrar Gaza Pós-Cessar-Fogo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]
👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Egito confirmou nesta terça-feira a criação de um comitê administrativo palestino de 15 membros como parte dos esforços para gerenciar a Faixa de Gaza, após o recente acordo de alto o fogo entre Israel e o grupo Hamas, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O novo comitê, composto por personalidades consideradas tecnocratas, terá como objetivo centralizar a administração do território e supervisionar a recuperação civil e humanitária da população gazatense.

O chanceler egípcio, Badr Abdelatty, informou que os nomes dos integrantes já foram verificados por Israel e aprovados por todas as facções palestinas, incluindo o Hamas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Precisamos implantá-los para atender a vida cotidiana da população de Gaza, enquanto o Conselho de Paz supervisiona o fluxo de recursos destinados à reconstrução”, explicou Abdelatty à agência de notícias The Associated Press, referindo-se à missão do comitê e à figura do Conselho, que seria presidido por Donald Trump.

O chanceler acrescentou que o Hamas apoiou o plano, mas não participará da administração durante o período de transição, comprometendo-se apenas a aceitar a presença do comitê de tecnocratas para garantir serviços e logística essenciais.

Abdelatty também destacou que o cumprimento do acordo exige a retirada gradual das forças israelenses da Faixa de Gaza, a entrada de ajuda humanitária e a segurança dos civis por meio da atuação efetiva do comitê. “Israel deve cumprir a retirada para permitir operações administrativas e a entrega de ajuda”, reforçou. O ministro egípcio enfatizou que a retomada da vida normal em Gaza dependerá do acesso contínuo a suprimentos e recursos para reconstrução.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o Egito organizará uma cúpula internacional de recuperação e reconstrução com apoio de Alemanha e Estados Unidos, onde serão discutidos mecanismos de financiamento e coordenação internacional.

Paralelamente, fontes oficiais informaram à imprensa que o Cairo acordou com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) o envio de mais de 100 funcionários, entre administrativos e de segurança, para reabrir o ponto de passagem de Rafah nas próximas horas. A medida também será acompanhada por uma missão europeia que supervisionará o cruzamento, considerado crucial para a entrada de ajuda humanitária e bens.

Até o fechamento completo de Rafah em maio de 2024, após o controle da área pelo exército israelense, era o único ponto de acesso à Faixa de Gaza fora do controle israelense. A reabertura será organizada para permitir a entrada de maquinário pesado e início da limpeza e remoção de escombros, etapa fundamental para liberar ruas e recuperar acessos urbanos e hospitalares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Numerosos caminhões com maquinário pesado estão prontos na fronteira, aguardando autorização para iniciar os trabalhos de limpeza”, afirmou um funcionário egípcio sob condição de anonimato.

As autoridades egípcias destacaram que o objetivo é agilizar a distribuição de ajuda humanitária e médica, além de assegurar a reconstrução funcional do território, em coordenação total com todas as partes envolvidas e com organismos internacionais e humanitários. Não foi confirmado se a reabertura inicial permitirá o trânsito de pessoas, apenas de ajuda, mas qualquer decisão seguirá os termos do alto o fogo.

O acordo de alto o fogo, assinado em Sharm el-Sheikh durante uma cúpula de paz copresidida por Donald Trump e o presidente egípcio Abdelfatah al Sisi, possibilitou um intercâmbio humanitário e de prisioneiros. O Hamas entregou a Israel 20 reféns vivos e os corpos de quatro israelenses mortos, devendo entregar em breve os restos de outras 24 pessoas, enquanto Israel libertou centenas de prisioneiros palestinos, muitos deportados via Egito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O acordo também prevê a abertura gradual de todos os pontos de passagem com Gaza e a entrada diária de até 600 caminhões com alimentos, medicamentos e outros suprimentos essenciais. Após a assinatura, mais de 400 caminhões cruzaram do Egito para Gaza via Kerem Shalom, mas a operação foi temporariamente suspensa devido a procedimentos de segurança para transporte de prisioneiros palestinos e ao fechamento do ponto durante uma festividade judaica.

(Com informações de The Associated Press e EFE)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Pode ser do seu interesse

Saúde

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Falta de ar, dor...

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O jornalista Luan Araújo,...

Esportes

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Michael Bruno, conhecido como...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Um vídeo que circula...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Recomendados para você

Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit