Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Negócios

China aperta o controle político de gigantes da internet

PEQUIM (AP) – O Partido Comunista está aumentando o controle político sobre os gigantes da internet na China e aproveitando sua riqueza para pagar por suas ambições de reduzir a dependência da tecnologia dos EUA e da Europa.
As repressões antimonopólio e de segurança de dados a partir do final de 2020 abalaram a indústria, que floresceu por duas décadas com pouca regulamentação. A ansiedade dos investidores derrubou mais de US $ 1,3 trilhão do valor total de mercado da plataforma de comércio eletrônico Alibaba, da operadora de jogos e mídia social Tencent e de outros gigantes da tecnologia.

O partido afirma que a fiscalização antimonopólio será uma prioridade até 2025. Diz que a competição ajudará a criar empregos e elevar os padrões de vida.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo do presidente Xi Jinping provavelmente manterá o curso, mesmo que o crescimento econômico seja afetado, dizem empresários, advogados e economistas. “Essas empresas são líderes mundiais em seus setores de inovação, mas a liderança está disposta a esmagar todas elas”, disse Mark Williams, economista-chefe da Capital Economics para a Ásia.

A repressão reflete a ênfase pública de Xi em reviver a “missão original” do partido de liderar o desenvolvimento econômico e social, disse Steve Tsang, um especialista em política chinesa na Escola de Estudos Orientais e Africanos em Londres. Ele disse que também poderia ajudar Xi politicamente se, como esperado, ele buscar um terceiro mandato de cinco anos como líder do partido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Os líderes chineses não querem reimpor o controle direto da economia, mas querem que as empresas do setor privado se alinhem aos planos do partido no poder, disse Lester Ross, chefe do escritório de advocacia WilmerHale em Pequim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

“O que eles estão preocupados é que as empresas fiquem muito grandes e muito independentes do partido”, disse Ross.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

As empresas chinesas de internet e seus fundadores bilionários, incluindo Jack Ma do Alibaba Group e Pony Ma da Tencent Holdings, estão entre as maiores histórias de sucesso global das últimas duas décadas. A Alibaba é a maior empresa de comércio eletrônico, enquanto a Tencent opera o popular serviço de mensagens WeChat.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Mas os planos do partido enfatizam robôs, chips e outros hardwares, então essas empresas estão correndo para mostrar sua lealdade transferindo bilhões de dólares para eles.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A campanha do partido no poder está gerando avisos de que o mundo pode se separar ou se dividir em mercados separados com tecnologia incompatível. Produtos da China não funcionariam nos Estados Unidos ou na Europa e vice-versa. A inovação e a eficiência seriam prejudicadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

As restrições dos EUA ao acesso chinês a telecomunicações e outras tecnologias não ajudaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A Alibaba disse que vai investir US $ 28 bilhões para desenvolver software de sistema operacional, chips de processador e tecnologia de rede. A empresa prometeu US $ 1 bilhão para nutrir 100.000 desenvolvedores e startups de tecnologia nos próximos três anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No ano passado, a Tencent prometeu investir US $ 70 bilhões em infraestrutura digital. Meituan, uma plataforma de e-commerce, entrega e serviços, arrecadou US $ 10 bilhões para desenvolver veículos autônomos e robôs.

As autoridades chinesas reconhecem que a campanha impõe um custo econômico, mas não querem se manifestar, disse Tsang. “Quem vai se levantar e dizer a Xi Jinping, sua política vai ser prejudicial para a China?”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Os investidores, muitos queimados com a queda nas ações de tecnologia, estão mantendo seu dinheiro à margem. A capitalização de mercado da Tencent de US $ 575 bilhões é US $ 350 bilhões abaixo do pico de fevereiro, uma queda igual a mais do que o valor total da Nike  ou Pfizer

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O CEO Masayoshi Son, do grupo japonês Softbank – um dos primeiros investidores do Alibaba – disse em 11 de agosto que adiará novos negócios na China. A Softbank investiu US $ 11 bilhões no serviço de carona Didi Global, cujo preço das ações caiu um terço desde sua estreia na bolsa de valores dos EUA em 30 de julho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A repressão começou em novembro, quando Pequim ordenou que o Ant Group, que cresceu a partir do serviço de pagamentos online Alipay da Alibaba, adiasse sua estreia no mercado de ações em Hong Kong e Xangai. A empresa, que oferece serviços de poupança e investimento online, foi orientada a reduzir seus planos e instalar sistemas semelhantes aos de bancos para avaliar os tomadores de empréstimos e gerenciar os riscos de empréstimos. Os analistas da indústria cortam as previsões do valor de mercado de ações esperado do Ant.

Enquanto isso, o governo de Xi está aumentando o controle sobre os dados coletados por empresas privadas sobre o público – especialmente no Alibaba e no Tencent, que têm centenas de milhões de usuários. Os líderes da China veem as informações sobre 1,4 bilhão de habitantes como uma ferramenta para obter informações sobre o público e a economia – e um potencial risco de segurança em mãos privadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma lei que entra em vigor em 1º de novembro estabelece padrões de segurança, proíbe as empresas de divulgar informações sem a permissão do cliente e diz a eles para limitar o quanto eles coletam. Ao contrário das leis de proteção de dados nos países ocidentais, as regras chinesas não dizem nada sobre limitar o acesso do governo ou do partido governante a informações pessoais.

Pequim também é acusado de usar seu estoque de dados sobre o público em uma campanha de repressão contra uigures e outras minorias muçulmanas na região noroeste da China de Xinjiang.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Muito frouxa” até alguns meses atrás, a China se tornou “uma das jurisdições mais ativas e vigorosas na regulamentação da economia digital”, escreveu Angela Zhang, especialista em antimonopólio da faculdade de direito da Universidade de Hong Kong, em um jornal este mês.

Em abril, o Alibaba foi multado em 18,3 bilhões de yuans (US $ 2,8 bilhões) por crimes que incluíam a proibição de fornecedores que desejassem usar suas plataformas de negociar com os concorrentes do Alibaba.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Unidades do Alibaba, Tencent, site de live-streaming Kuaishou, plataforma de microblog Sina Weibo e site de mídia social Xiaohongshu também foram multados por distribuir adesivos sexualmente sugestivos ou vídeos curtos de crianças. O serviço de música da Tencent foi condenado a encerrar contratos exclusivos com fornecedores.

Pequim também está usando a repressão para reduzir a lacuna de riqueza politicamente sensível da China, pressionando os gigantes da tecnologia a compartilhar sua riqueza com funcionários e consumidores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Didi, Meituan e outras empresas de entrega e recebimento de veículos receberam ordens em maio para reduzir as taxas cobradas dos motoristas e melhorar seus benefícios e segurança. O CEO da Meituan, Wang Xing, prometeu doar US $ 2,3 bilhões para iniciativas ambientais e sociais. Ma de Tencent prometeu US $ 2 bilhões para caridade.

O Alibaba prometeu gastar 100 bilhões de yuans (US $ 15,5 bilhões) na criação de empregos, desenvolvimento rural e outras iniciativas para apoiar a campanha de “prosperidade comum” de Xi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses planos de redistribuição de renda são “uma reminiscência da mobilização em massa e das estratégias populistas” dos anos 1950 e 60 sob o então líder Mao Zedong, escreveu Zhang.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Alexandre de Moraes TSE Centro Desinformação

Últimas Notícias

O jornalista Glenn Greenwald trouxe à tona uma ordem emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), que provocou uma...

RESUMO DO DIA

✅Milei Se Encontra Com Elon Musk E Oferece Ajuda Contra O STF Milei se encontra com Elon Musk e oferece ajuda contra o STF...

Últimas Notícias

Um acidente ocorrido no final de março na Zona Leste de São Paulo está sob investigação pelas autoridades policiais. O motorista de um Porsche,...

Últimas Notícias

A Casa Branca reiterou nesta sexta-feira que um ataque direto do Irã contra Israel continua sendo um cenário “muito crível, viável e iminente” após...

RESUMO DO DIA

Dólar: 5,13 Euro: 5,46 ✅Brasil Concentra 83% Dos Casos De Dengue Nas Américas, Diz Opas CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Brasil concentra 83% dos...

Faustão transplante rim Faustão transplante rim

Celebridades

O apresentador Fausto Silva, 73 anos, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nesta sexta-feira (12), após 54 dias internado para...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Fernando Sastre de Andrade Filho

São Paulo

Fernando Sastre de Andrade Filho, o motorista do Porsche acusado de matar Ornaldo da Silva Viana em um acidente de trânsito na Zona Leste...

São Paulo

Nesta sexta-feira (12), a Polícia Civil efetuou a prisão de um homem de 22 anos, procurado pela Justiça por tráfico de drogas e associação...

São Paulo

A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou, na quinta-feira (11), um recurso apresentado pela Enel Distribuição São...

Brasil

Um homem foi preso na última quinta-feira (11), no distrito de Barra de Pojuca, em Camaçari, acusado de tentar matar o próprio filho de...

PF e BPFron apreendem 500kg de agrotóxicos contrabandeados em Guaíra PF e BPFron apreendem 500kg de agrotóxicos contrabandeados em Guaíra

Brasil

Em uma ação conjunta realizada na última quinta-feira (11), a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron),...

Novo Bolsa Família Novo Bolsa Família

Brasil

Jesser Marques Fidelix, o Jessé, e Márcio André Geber Boaventura Júnior, presos na noite de quinta-feira (11) em São Paulo por suspeita de negociar...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit