domingo, 13 de junho de 2021

Bia Kicis: ‘PEC propõe voto impresso auditável e não volta da cédula de papel’

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Em entrevista à Gazeta do Povo, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) comentou sobre a importância da PEC do voto impresso auditável e o clima político para aprová-la no Congresso Nacional.

De acordo com ela, parte da rejeição à proposta fora do Congresso se deve a uma ideia equivocada de que a PEC quer a volta da cédula de papel nas eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

“Ninguém quer isso”, afirmou a parlamentar. Por isso, a opção pelo uso da expressão “voto impresso auditável”, para combater a desinformação sobre o tema.

“É muito importante, porque a narrativa comunica algo. E a gente observou que há muita desinformação na questão do voto impresso auditável. Muitas pessoas até letradas, cultas, estavam compreendendo que nosso clamor pelo voto impresso seria o retorno à cédula de papel, e ninguém quer isso”, afirmou Bia Kicis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

“Então, nós estamos dando preferência para usar voto auditável para mostrar o seguinte: nosso objetivo é que o sistema seja auditável, transparente. A impressão do voto é só um meio para se conseguir isso”, continuou.

“Se houvesse outro meio, seria também muito bem vindo, mas a gente desconhece outro meio que torne o sistema auditável. O que nós queremos é a urna eletrônica, não há dúvidas, ninguém aqui quer voltar para o velho voto no papelzinho, que era confuso, também tinha fraudes. O que nós queremos?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

“Urna eletrônica para simplificar o sistema, agilizar, mas não ao ponto de deixar o eleitor sem a segurança de que seu voto foi para seu candidato. Tem que ser simples, tem que ser ágil, mas tem que ser segura, e tem que ser transparente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos