Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Três pré-candidatos a deputados pelo Partido Novo em São Paulo foram impedidos de dar uma palestra por militantes de esquerda na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na noite desta quarta-feira (29).
Fernando Holiday, que pretende disputar vaga na Câmara dos Deputados, além de Leo Siqueira e Lucas Pavanato, que concorrerão à Assembleia Legislativa, iriam falar sobre as cotas e o financiamento das universidades públicas em um teatro do campus.
Eles defendem mudanças ou aperfeiçoamento no atual modelo de cotas e defensores da cobrança de mensalidade nas universidades.
O evento foi organizado pela União Juventude e Liberdade (UJL), entidade estudantil liberal da universidade.
Antes do início do ato, todos foram cercados por algumas dezenas de militantes de esquerda. “Recua, fascista, recua, a Unicamp nunca vai ser sua”, cantavam os ativistas com bandeiras e instrumentos de bateria.
Houve empurra-empurra, xingamentos e a palestra acabou não acontecendo.
“Infelizmente não conseguimos falar sobre as nossas propostas, mas mostramos a verdadeira face dessa galera que quer voltar ao poder no nosso país”, afirmou Holiday.
Os militantes são os “verdadeiros fascistas de esquerda”, afirmou Siqueira. “Agrediram a gente, deram soco nas costelas, jogaram água, arrebentaram o nosso microfone, tudo por medo da verdade”, completou.
Os três pré-candidatos do Novo afirmam que precisaram ser escoltados pela segurança da universidade até a saída do campus.
Em nota, a UJL afirmou que os estudantes arrebentaram o cabo de um microfone, ocuparam o palco, empurraram e socaram os organizadores, enquanto batucavam com tambores enquanto cantavam palavras para expulsá-los.
“O DCE [Diretório Central dos Estudantes] soltou uma mensagem nos grupos da Unicamp chamando todo mundo para participar do boicote ao nosso evento, e num piscar de olhos eles já estavam em cima do palco. Quando o Fernando Holiday chegou, os ânimos se exaltaram e eles começaram a empurrar, a socar, inclusive eu tomei vários socos nas costas”, diz João Braga, coordenador estadual da entidade.
ASSISTA:
Nosso evento na Unicamp sobre como MELHORAR as universidades públicas para estudantes, principalmente os mais pobres, foi IMPEDIDO de acontecer pela UJC!
Nos chamam de fascistas enquanto NÃO PERMITEM QUE HAJA DIÁLOGO e gente que pensa diferente NA MESMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. pic.twitter.com/EM2qt9XTwh
— União Juventude e Liberdade SP 🔶 (@ujliberdadesp) June 30, 2022
Fascistas vermelhos, parasitas financiados com dinheiro público na UNICAMP! 😡 pic.twitter.com/58LGZg5NvH
— Lucas Pavanato (@lucaspavanato) June 30, 2022
É assim que os FASCISTAS agem.
Hoje a extrema-esquerda mostrou a verdadeira face.
Truculência, agressão, censura.
Esse tipo de acontecimento só me dá mais forças para seguir. Não me calarei.
Continuarei minha luta e seguirei meus objetivos. pic.twitter.com/JFkc1t8X6c
— Fernando Holiday (@FernandoHoliday) June 30, 2022