O Twitter informou nesta segunda-feira (28) que começará a rotular todos os ‘tuítes’ que contenham conteúdo de sites de mídia afiliados ao estado russo.
A rede social afirma que a maior parte do conteúdo da mídia estatal russa compartilhada em sua plataforma vem de indivíduos que compartilham links para seus sites, não das próprias contas da mídia estatal.
Desde o início da invasão, o Twitter diz que mais de 45.000 tuítes por dia vieram de indivíduos no Twitter compartilhando links desses sites.
O rótulo será aplicado automaticamente a qualquer ‘tuíte’ que inclua um URL de um site de mídia afiliado ao estado designado, confirmou um porta-voz.
O Twitter também reduzirá a visibilidade e a amplificação de quaisquer ‘tuítes’ que tenham conteúdo de links da mídia estatal russa, o que significa que eles não aparecerão nos resultados da “Top Search” do Twitter e não serão recomendados pelo Twitter.
A rede social começará primeiro adicionando o rótulo ao conteúdo postado em sites de mídia afiliados ao Estado russo, mas diz que pretende adicionar rótulos a links compartilhados de meios de comunicação estatais de outros países nas próximas semanas.
É O último passo dado por uma plataforma de tecnologia para reprimir as campanhas de desinformação russas que visam manipular a conversa na Ucrânia.
O Twitter disse também que suspendeu permanentemente várias contas e bloqueou o compartilhamento de vários links “que se originaram na Rússia” e estava “tentando interromper a conversa pública sobre o conflito em andamento na Ucrânia”, o que é uma violação de sua manipulação e política de spam .
No domingo, a Meta, controladora do Facebook, disse que restringiu o acesso a várias contas na Ucrânia, “incluindo aquelas pertencentes a algumas organizações de mídia estatal russa”, a pedido do governo ucraniano. Ele também disse que está analisando outros pedidos do governo para restringir a mídia controlada pelo Estado russo.
Horas depois, a Meta confirmou que havia removido e bloqueado duas campanhas de desinformação de suas plataformas que visavam a Ucrânia.
No sábado, um porta-voz do YouTube também disse anunciou restrições aos canais de mídia estatais russas.
Na sexta-feira (26), o Twitter também disse que pausaria temporariamente os anúncios na Ucrânia e na Rússia. Publicidade fora do Twitter de todas as contas pertencentes à Russia Today (RT) e Sputnik em 2017 e em 2019.