Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Você está se esforçando na academia toda semana e comendo melhor do que nunca, mas não vê diferença nos números da balança? Os lanches “saudáveis” que você consome para melhorar seus resultados podem ser os culpados.
Cientistas espanhóis alertam que frequentemente alimentos comercializados como ricos em proteína, como barras de cereais e iogurtes substitutos, estão na verdade cheios de gordura. Embora prometam fortalecer e tornar os músculos mais resistentes, esses alimentos podem, na verdade, estar fazendo os consumidores acumularem quilos indesejados.
Os pesquisadores, que analisaram mais de 500 produtos, descobriram que apenas um em cada dez pode realmente ser classificado como saudável. Mais de um quarto dos produtos eram ricos em açúcares livres — açúcares adicionados a alimentos e bebidas que podem causar fome — e gorduras saturadas, enquanto um quinto continha adoçantes.
“Os consumidores atribuem propriedades saudáveis a alimentos com alegações de proteína,” disseram os cientistas da Universidade Miguel Hernández, em Elche, sudeste da Espanha. “Essa percepção está incorreta. Os consumidores podem não estar cientes do alto risco para a saúde representado por outros nutrientes presentes em alimentos com alegações de proteína.”
No estudo, os cientistas examinaram as alegações de proteína de 561 produtos, incluindo alternativas de carne à base de plantas (68,2%), barras de lanches (35,3%) e iogurtes ou sobremesas lácteas ricas em proteína (21,3%).
Cerca de 90,8% foram classificados como ‘menos saudáveis’ de acordo com o ‘Modelo de Perfil de Nutrientes’ respaldado pela Organização Mundial da Saúde. Este é um sistema de pontuação onde os pontos são atribuídos com base no conteúdo nutricional.
Eles também descobriram que as barras com alegações de proteína tinham menor teor de carboidratos, mas continham 48% mais gordura saturada. Consumir muita gordura saturada pode fazer você ganhar peso. Muita gordura na sua dieta, especialmente as saturadas, também pode aumentar seu colesterol, o que eleva o risco de doenças cardíacas.
Leite e bebidas lácteas continham uma menor quantidade de gordura total e saturada, e iogurtes e leite fermentado continham uma menor quantidade de carboidratos e açúcar. Mas substitutos do leite com alegações de proteína continham mais gordura total em comparação com aqueles sem essas alegações, observaram os pesquisadores.
Enquanto esses alimentos podem ser úteis para certos grupos que precisam aumentar sua ingestão de proteína, como os idosos, ‘alimentos com alegações de proteína são prejudiciais à saúde’, concluíram. “Isso é particularmente sério porque os consumidores muitas vezes não estão cientes desse risco e, em vez disso, percebem esses alimentos como saudáveis.”
Os consumidores devem verificar o conteúdo nutricional e a lista de ingredientes de qualquer produto rico em proteína antes de comprá-lo, acrescentaram.
Isso ocorre em meio à crescente popularidade das dietas ricas em proteína associadas ao aumento da cultura de academia. Especialistas em fitness e nutrição ainda discordam sobre a quantidade ideal de proteína a ser consumida diariamente, mas autoridades médicas dizem que você deve consumir cerca de 0,75 gramas de proteína por quilo de peso corporal.