Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma grande operação realizada em 133 unidades prisionais de todo o Brasil resultou na apreensão de 894 celulares, além de diversos outros itens proibidos. A ação, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e realizada por policiais penais, ocorreu nos últimos dez dias e envolveu revistas em 4.159 celas de penitenciárias em todos os estados e no Distrito Federal.
Esta foi a sétima fase da operação Mute, que visa combater a atuação do crime organizado dentro dos presídios, retirando celulares que são utilizados pelos detentos para se comunicar e planejar crimes. Desde o início da operação, em 2023, já foram apreendidos 6.274 aparelhos celulares em todo o país.
Além dos celulares, a ação resultou na apreensão de 373 carregadores, 179 fones de ouvido, 444 chips, 16 roteadores e 19 pen drives. Também foram encontrados 326 objetos cortantes, como facas, e substâncias ilícitas, incluindo 2.676 porções de maconha e 1.337 de cocaína. Durante as revistas, os agentes ainda localizaram 15 balanças de precisão.
Apesar da grande apreensão, não foram encontradas armas de fogo nesta fase da operação. No entanto, desde o início das ações em 2023, já foram retiradas três armas de fogo dos presídios.
