Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (21) a fase de instrução processual da ação penal que investiga os supostos articuladores de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. O processo é centrado no chamado “núcleo 1”, formado por oito réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a manhã, o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Junior, foi ouvido como testemunha tanto da acusação quanto da defesa de três réus: Almir Garnier, Jair Bolsonaro e Paulo Sérgio Nogueira. A oitiva faz parte da coleta de provas do processo e integra o cronograma estabelecido pelo STF para a apuração dos fatos.
Além de Bolsonaro, são réus na mesma ação: o ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do GSI, Augusto Heleno; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que firmou acordo de delação premiada; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; e o ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.
As oitivas fazem parte do esforço da Procuradoria-Geral da República (PGR) e das defesas para consolidar provas, com base no depoimento de testemunhas que podem ser questionadas por ambas as partes. No período da tarde, o STF realiza sessão plenária para julgamento de outras pautas.
