Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista ao podcast da Folha de S. Paulo, a primeira-dama Janja Lula da Silva ironizou o costume de Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de levar maquiador em viagens internacionais. Sem citar nomes diretamente, Janja respondeu com sarcasmo ao ser questionada se contava com ajuda de maquiador: “Não sou dessas, você está confundindo a primeira-dama. Então, é a outra, não sou eu”.
Janja relatou que cuida da própria aparência em compromissos oficiais. “Às vezes é exaustivo, porque eu tenho que passar a minha roupa, eu mesma faço o meu cabelo, tirei os óculos eu não enxergo nada, é tudo embaçado. Como é que maquio?”, brincou.
Durante o governo Bolsonaro, Michelle foi frequentemente acompanhada pelo maquiador uruguaio Agustín Fernandez, inclusive em eventos no exterior, como a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, e o funeral da rainha Elizabeth 2ª, em Londres.
Na mesma entrevista, Janja comentou episódios que geraram repercussão negativa. Entre eles, o jantar com o presidente chinês Xi Jinping, em Pequim, durante visita oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira-dama rebateu críticas sobre ter quebrado o protocolo e disse que se posicionar não é problema: “Não sou um biscuit de porcelana”.
Outro momento polêmico citado foi sua declaração contra Elon Musk, dono da plataforma X (ex-Twitter), durante o G20, em novembro de 2024. Janja disse que se arrepende pelo contexto, mas não pelo conteúdo do que falou. “Fazer crítica a ele eu sigo fazendo, porque ele continua sendo o que está acima do bem e do mal, se acha o dono do mundo”, afirmou.
A primeira-dama também desabafou sobre as críticas que recebe, especialmente de outras mulheres. “Qualquer movimento que eu faça, se eu falo é porque eu falo, se eu não falo, é porque não falo. […] O que não entendo são outras mulheres que deveriam estar entendendo o que está acontecendo no momento político do Brasil, e não simplesmente virar a bazuca contra mim”, disse.
Janja descartou seguir carreira política. Segundo ela, o foco está em realizar planos pessoais com o marido após o término do mandato. “Quando tudo isso terminar, eu quero pegar meu marido pelo braço e sair por aí com ele.”
