Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma ação conjunta da Polícia Civil e da Prefeitura do Rio resultou na interdição de um asilo clandestino em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (8). A operação resgatou 16 idosos que viviam em condições degradantes e de risco.
O local, que funcionava sem alvará de funcionamento, apresentava condições insalubres e não oferecia o devido acompanhamento de uma equipe multidisciplinar ou cuidados médicos aos internos.
Os 16 idosos resgatados foram imediatamente encaminhados a locais adequados, garantindo que recebam agora o acolhimento e o tratamento necessários.
A operação, que teve início após uma denúncia anônima, mobilizou diversas secretarias, incluindo o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Os responsáveis pela instituição clandestina serão indiciados, inicialmente, por exercício irregular da atividade. A investigação continuará a apurar outras possíveis infrações.
Além deles, os familiares das vítimas, que foram responsáveis por internar os idosos no local irregular, também podem ser responsabilizados. Eles podem ser indiciados pelos crimes de exposição a risco da saúde de pessoa idosa e abandono de idosos em instituição de longa permanência.
Esta interdição faz parte do plano permanente da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, que visa coibir o funcionamento de instituições ilegais e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa. Com este fechamento, o Rio de Janeiro chega à marca de 18 asilos clandestinos fechados em 2025.
A operação também integra a Operação Virtude, uma iniciativa nacional de combate à violência contra idosos que ocorre durante o mês de outubro, combinando ações de repressão e eventos de conscientização.