Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As fortes chuvas que atingiram São Paulo na tarde desta quarta-feira (12) deixaram 156.818 imóveis sem energia elétrica na capital paulista. O número representa quase 3% dos endereços da cidade e é o segundo maior entre os municípios atendidos pela Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de eletricidade na região. No total, 173 mil endereços distribuídos entre as 24 cidades atendidas pela empresa estão sem luz.
A Enel orienta os clientes a registrarem a falta de energia por meio dos canais digitais, como o site oficial, aplicativo para dispositivos móveis ou WhatsApp.
Alerta de alagamentos e transtornos
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, toda a capital está em estado de atenção para alagamentos. A chuva intensa, que atingiu principalmente a zona oeste, tem potencial para granizo, enchentes e rajadas de vento.
A Defesa Civil emitiu um alerta via celular às 16h55, informando sobre a intensificação da chuva e recomendando que a população busque abrigo seguro.
Ocorrências registradas
O Corpo de Bombeiros recebeu diversas chamadas relacionadas aos efeitos das chuvas. Na Rua Artur de Azevedo, parte do teto de um restaurante desabou, e uma árvore caiu sobre dois veículos. Além disso, foram atendidas 65 ocorrências de quedas de árvores e um chamado para enchente.
Previsão do tempo e recomendações
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para acumulados de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e litoral sul de São Paulo. Essas regiões estão sob aviso laranja, indicando risco de precipitações de até 100 mm em 24 horas. Já todo o estado de São Paulo encontra-se em alerta amarelo para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h, válido até a manhã desta quinta-feira (13).
As autoridades recomendam evitar ruas alagadas, buscar abrigo seguro e manter distância de redes elétricas e árvores. Em caso de dúvidas sobre o trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site oficial do órgão.
