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O Grupo Comporte Participações S.A. venceu, nesta sexta-feira (28), o leilão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O certame, realizado na sede da B3, garantiu ao grupo a concessão do Lote Alto Tietê por 25 anos. A empresa ofereceu um desconto de 2,57% sobre as contraprestações pecuniárias, o que representa uma economia de cerca de R$ 1 bilhão ao Estado de São Paulo ao longo do contrato.
As três linhas, que somam 124 km de extensão, atendem a região do Alto Tietê, Guarulhos e a zona leste da capital paulista. O investimento previsto é de R$ 14,3 bilhões, contemplando a construção de dez novas estações, reforma de 24 e reconstrução de quatro. A Linha 11 será estendida até a Estação Cezar de Sousa, em Mogi das Cruzes, com quatro novas paradas. A Linha 12 chegará a Suzano, enquanto a Linha 13 será ampliada até Gabriela Mistral, na zona leste, e Bonsucesso, em Guarulhos.
O intervalo entre trens será reduzido. Na Linha 11, o tempo entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano cairá para 3 minutos, e entre Suzano e Cezar de Sousa, para 6 minutos. A Linha 12 operará com intervalos de 3 minutos e 15 segundos entre Brás e Itaquaquecetuba, e de 6,5 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano. A Linha 13 funcionará com intervalos de 10 minutos, enquanto o Expresso Aeroporto circulará a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no pico.
O projeto impactará positivamente mais de 4,6 milhões de pessoas e deve gerar cerca de 15 mil empregos. O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da expansão ferroviária para São Paulo. “O estado cresceu às margens das ferrovias, e estamos retomando esse modal com força”, afirmou. O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ressaltou que o contrato estabelece metas rigorosas de desempenho e qualidade do serviço prestado.
José Efraim Neves, diretor institucional da Comporte, celebrou a conquista e agradeceu ao governo pelo apoio no processo de concessão. Este leilão integra um amplo programa de concessões em infraestrutura do Estado de São Paulo, que já arrecadou mais de R$ 300 milhões em 2024 e prevê novos projetos até 2025, como a Linha 16-Violeta do metrô e o Trem Intercidades Eixo Oeste.
