Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Sabesp finalizou neste domingo (18) a construção da alça de acesso que liga a pista local à pista central da Marginal Tietê, nas proximidades da Ponte Atílio Fontana, na Zona Oeste de São Paulo. A medida tem o objetivo de aliviar o trânsito na região durante o período das obras de reparo da megacratera que se abriu no local por conta de uma sobrecarga nas redes de esgoto.
A nova alça, executada pela concessionária CCR e custeada integralmente pela Sabesp, oferece duas faixas temporárias no canteiro central, permitindo que os veículos da pista local acessem a pista central. A estrutura permanecerá em operação enquanto durarem os reparos da cratera.
Apesar do avanço, a Sabesp adiou a liberação de uma das faixas da pista no trecho da cratera — prevista inicialmente para o último dia 14 de maio. A empresa informou que houve movimentação no solo, exigindo obras adicionais. Ainda não há nova data definida para a reabertura da faixa. O prazo total de conclusão dos reparos, no entanto, segue estimado em cerca de 30 dias.
Segundo o diretor-executivo de Engenharia e Inovação da Sabesp, Roberval Tavares, o terreno cedeu de forma semelhante a uma “esponja”, o que obrigará a injeção de argamassa para estabilizar a área e evitar novos deslizamentos.
Como parte das medidas preventivas, será construída uma nova caixa de acesso ao interceptor da rede de esgoto. A estrutura antiga, considerada a causa inicial do problema, será desativada.
A cratera atual surgiu no mesmo ponto onde outro afundamento havia ocorrido em 10 de abril. À época, a Sabesp apontou uma fissura na tampa de um poço como a responsável pela erosão do solo. Agora, a companhia afirma que as fortes chuvas na Zona Norte de São Paulo causaram uma sobrecarga na rede, resultando em um novo dano ao sistema e na reabertura do buraco na Marginal.
