quinta-feira, 22 de abril de 2021

Após críticas ao governo comunista da China, fundador do Alibaba não é visto desde outubro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Em meio a uma ampla investigação da China sobre o Alibaba por “práticas suspeitas de monopólio”, a ausência do fundador Jack Ma em eventos públicos vem gerando especulações sobre seu paradeiro.

O empresário não é visto em público desde um fórum em Xangai no final de outubro, quando criticou o sistema regulatório chinês em discurso.  Na ocasião, ele afirmou que “a China não tem um problema de risco financeiro sistêmico”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

“As finanças chinesas basicamente não carregam riscos; em vez disso, o risco vem da falta de um sistema. A boa inovação não tem medo de regulamentação, mas tem medo de regulamentação desatualizada”, disse no evento em outubro. “Não devemos usar a maneira de administrar uma estação de trem para regular um aeroporto”.

Na sexta-feira, o jornal Financial Times afirmou que Jack Ma foi inclusive substituído em novembro como juiz no episódio final de um programa de TV chamado “Africa’s Business Heroes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Uma porta-voz do Alibaba afirmou à agência Reuters nesta segunda-feira (04) que a mudança aconteceu por um conflito de agendas, sem dar mais detalhes.

Em possível represália contra a fala de Jack, em 23 de dezembro, a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado chinês anunciou a investigação contra o Alibaba, provocando uma forte queda nas ações da empresa, que chegou a 8%, durante sessão na Bolsa de Valores de Hong Kong.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Junto a isso, o grupo, que é dono da maior plataforma de pagamento digital do país, a Alipay, teria que reduzir suas operações por causa de supostas falhas na governança corporativa da companhia.

As autoridades da ditadura comunista da China não divulgaram detalhes sobre o que reprovam no Alibaba, exceto um “acordo de exclusividade”, do qual não se sabe mais nada.

A possível escalada é corroborada por uma publicação da Xinhua, agência de notícias estatal chinesa, com o título “Não fale impensadamente, não faça o que quiser”. O texto foi acompanhado de uma pintura que mostra uma nuvem no céu em forma de cavalo, uma referência direta a Jack Ma, cujo nome original é Mǎ Yún. O nome em chinês, por sua vez, significa literalmente nuvem em forma de cavalo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos