Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Donald Trump prometeu, na sexta-feira (21), cobrir pessoalmente o pagamento de horas extras dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que ficaram “presos” no espaço por 286 dias, abrangendo tanto seu mandato quanto o do atual presidente Joe Biden.
“Se for preciso, pagarei do meu próprio bolso”, disse Trump, 78, ao jornalista Peter Doocy da Fox News, quando questionado sobre os astronautas que estavam na Estação Espacial Internacional desde junho de 2024.
Doocy destacou que a NASA havia concordado em cobrir apenas US$ 5 por dia em despesas para a tripulação espacial, totalizando aproximadamente US$ 1.430 em possível pagamento retroativo. Um porta-voz da NASA informou anteriormente ao The New York Times que os astronautas da agência estão “em ordens de viagem oficiais como funcionários federais”, efetivamente categorizando sua estadia prolongada como uma viagem de negócios.
A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou uma missão de resgate que chegou à estação espacial na sexta-feira. A tripulação da SpaceX então trouxe Williams e Wilmore de volta à Terra, onde sua cápsula caiu no Golfo da América, perto de Tallahassee, Flórida, na terça-feira, sendo recebida por golfinhos.
Trump refletiu, na sexta-feira, sobre “o que eles tiveram que passar” enquanto flutuavam acima da atmosfera da Terra, após ele e Musk criticarem Biden por deixá-los lá por muito tempo. “Mesmo que eles estejam na cápsula lá em cima, o corpo começa a se deteriorar após nove ou dez meses e fica muito ruim após 14, 15 meses, com os ossos e o sangue e todas as coisas que vocês têm relatado muito bem”, disse o ex-presidente. “E se não tivéssemos Elon, eles poderiam ficar lá por muito tempo”, ponderou ele, perguntando “quem mais?” teria se disposto a agir tão rapidamente para concluir a missão de resgate.
No mês passado, Musk culpou “razões políticas” pelo fato de a dupla ter sido “abandonada” no espaço. “Ele ia deixá-los no espaço. Acho que ele ia deixá-los no espaço… Ele não queria a publicidade”, Trump também afirmou sobre Biden no início deste mês.
Em setembro, a SpaceX lançou uma cápsula Crew Dragon para resgatar a dupla. A nave atracou brevemente na estação espacial, mas a NASA optou por adiar o retorno dos astronautas. Quatro meses depois, a NASA informou que os dois astronautas teriam que esperar por outro veículo de resgate da SpaceX carregado com cientistas substitutos.
