“Você vai ter que ser bem esguio”, dentro do menor carro esportivo do mundo com para-brisa “bolha” bizarro, terá que empurrar o carro para trás com as mãos nuas, já que não há marcha à ré no motor poderia dar uma volta no menor carro esportivo do mundo – mas entrar e sair dele pode ser um desafio.
O Peel Trident de três rodas de 1965, projetado para duas pessoas, ganhou um seguimento cult clássico entre os entusiastas de carros ao longo dos anos. Mas pode ser o carro dos sonhos para quem tem dificuldade em encontrar vagas de estacionamento para seu veículo, já que o Trident mede apenas 185 cm de comprimento e 99 cm de largura. Construído em 1963, o carro foi apresentado como um veículo barato para duas pessoas ocasionalmente. Os fabricantes do veículo afirmavam que era “quase tão barato quanto andar a pé”, o que acabou se tornando seu único ponto de venda.
Com um assento de apenas 79 cm de comprimento, compartilhá-lo com outra pessoa se torna um desafio no espaço apertado. No entanto, com apenas 45 Tridents produzidos, o excêntrico veículo eventualmente se tornou uma peça de colecionador especial – e continua sendo um veículo famoso com um design bizarro que todos querem dirigir pelo menos uma vez. Compartilhando uma análise do carro, um entusiasta de carros, conhecido como “I Drive a Classic” no YouTube, disse: “Você tem que ser bastante esguio porque a largura de ambos os assentos é de apenas 79 cm.”
O entusiasta de carros revelou que a aparência bizarra do carro é na verdade uma “cúpula de perspex” feita de fibra de vidro. É necessário levantar a cúpula para entrar e sair do carro – mas nem tudo é ruim para um carro dessa dimensão. O especialista disse que, devido ao material de fibra de vidro transparente, o motorista tem uma visão de 360 graus ao dirigir o veículo – e não há pontos cegos. Ela acrescentou: “Os pontos cegos não existem. A visibilidade no carro é incomparável e incrível.” Ela explicou que, embora o Trident tenha sido lançado como um novo hatchback com um design atualizado, ainda era equipado com o motor DKW de 49 cc de seu antecessor, capaz de gerar apenas 4,2 cavalos de potência e atingir uma velocidade máxima de 45 km/h.
Devido ao tamanho do pequeno veículo, quase não há dispositivos de segurança dentro do carro. O interior não possui estofamento, não há airbags para colisões acidentais – nem mesmo os assentos têm cinto para o motorista colocar. O especialista acrescentou: “Não há proteção contra colisões embutida ou mesmo uma vaga zona de deformação.” Sem nenhuma característica de segurança e com uma carroceria frágil feita de fibra de vidro, o Peel Trident é com certeza um carro que requer cuidados extras. “Você tem que ter muito cuidado com este carro. É muito frágil e delicadamente montado”, disse o especialista. “Você não pode manuseá-lo com força.” O Peel Trident foi o segundo carro pequeno projetado pela empresa após o P50.
No ano passado, o motorista e YouTuber Robert Dunn deu uma olhada no Peel P50, que muitos reconheceriam como um carro icônico do Top Gear e que ele descreve como uma “maravilhosa, pequena armadilha mortal”. Apenas dois P50s foram leiloados nos últimos 30 anos – o último vendido por £120.000 – e o modelo foi apelidado de “santo graal” para colecionadores de microcarros. Com apenas 135 cm de comprimento e 99 cm de largura e altura, os pequenos motores não são maiores que um scooter de mobilidade média.
Fabricados pela Peel Engineering Company, com sede na Ilha de Man, 50 modelos foram vendidos por apenas £199 cada entre 1962 e 1965.Hoje, restam apenas 27 exemplos e são muito procurados por colecionadores de carros incomuns. O P50 ganhou mais popularidade moderna quando o apresentador de 1,96 m de altura, Jeremy Clarkson, dirigiu um pela sede da BBC em um episódio de 2007 do Top Gear. O veículo de três rodas excêntrico não tem marcha à ré, o que significa que os motoristas têm que sair e puxar o carro para trás com as mãos.
É tão pequeno que os designers só puderam colocar um farol e um único limpador de pára-brisa também. E ele tinha uma velocidade máxima de apenas 61 km/h – embora alcançar essa velocidade não fosse aconselhável. A RM Sotheby, uma casa de leilões, disse: “O Peel P50 é raro, fofo e garantido para iniciar uma conversa – o que mais alguém poderia querer? “Você poderia estacionar este carro em seu escritório, à la Jeremy Clarkson no Top Gear, ou tê-lo cumprimentando os convidados na entrada de sua casa.
“Há colecionadores que se especializam exclusivamente em microcarros, para quem um P50 original é o santo graal. “Como em qualquer coisa, o valor é indicativo do mercado e poderiam facilmente se passar mais uma década antes de vermos outro Peel P50 em leilão.”