Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Entretenimento

Seis séries coreanas para assistir em vez de Squid Game

O grande sucesso do programa sul-coreano Squid Game é inegável. O drama sombrio que explora temas como capitalismo e disparidades de classe é a série mais assistida da Netflix até hoje. Mas é apenas o ponto culminante do “hallyu”, a onda coreana da cultura pop – e esse fenômeno é mais do que aparenta.

Há pelo menos três décadas, a Coreia do Sul vem aumentando gradativamente seu soft power, aumentando as exportações de sua cultura pop na forma de K-dramas, K-pop e K-beauty, entre outros. A cultura pop é um grande negócio na Coreia do Sul, e o governo investe pesadamente em produções culturais – destinando US $ 440 milhões em 2021 para a Korea Creative Content Agency (KOCCA), que financia e supervisiona programas, jogos para plataformas de realidade móvel e virtual, moda, animação e outros empreendimentos. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isso culminou com atos de K-pop como BTS, o maior grupo pop do mundo, e K-dramas como Crash Landing On You e Squid Game de 2019 alcançando sucesso em uma escala global sem precedentes.

Mas para aqueles familiarizados com as exportações culturais sul-coreanas antes do sucesso do BTS e do Squid Game, essa mania global não foi uma surpresa. Ao longo dos anos, os fãs ávidos de K-drama viram a onda coreana crescer exponencialmente. Duas décadas atrás, o orçamento para um episódio de drama K foi estimado em aproximadamente US $ 30.000. Hoje, esse preço pode facilmente ultrapassar um bilhão de won sul-coreanos (cerca de US $ 850.660). Um aumento no orçamento significa uma produção mais sofisticada, melhor atuação, partituras impressionantes e grandes melhorias na cinematografia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Qualquer um que tenha visto o filme vencedor do Oscar Parasite provavelmente concordará que ele é digno da aclamação universal que recebeu, com 98 por cento de aprovação do agregador de críticas Rotten Tomatoes. Mas as séries sul-coreanas não estão muito atrás dos filmes em termos de padrões de produção.

Squid Game segue uma legião de K-dramas aclamados pela crítica, alguns dos quais passaram despercebidos no cenário global. Aqui estão seis dramas K de sucesso que valem o hype.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
[Yoan Valat / Pool via Reuters]

1. Flor do Mal (2020)

Número de episódios: 16
Gênero: Mistério, suspense, melodrama
Disponível em: Netflix 

Cha Ji-won (interpretado por Moon Chae-won) é um detetive de homicídios casado com Baek Hee-sung (interpretado pela estrela hallyu Lee Joon-gi). Mas enquanto investiga uma série de assassinatos inexplicáveis, Ji-won começa a suspeitar que seu marido perfeito pode não ser quem diz ser. Hee-sung observa suas mentiras se desvendarem enquanto sua esposa se aprofunda em seu passado.

Enquanto este drama K mantém os espectadores na dúvida, uma pitada ocasional de alívio cômico e romance diminui a tensão. O enredo é cuidadosamente elaborado e o show é veloz e cheio de suspense, com revelações oportunas e uma trilha sonora original assustadora.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Flower of Evil foi indicada para melhor drama nos prêmios Baeksang deste ano por excelência em cinema, televisão e teatro [ tvN / CC 4.0]

Visualmente lindas, as locações do show combinam com seus temas sombrios e misteriosos, desde o misterioso lar de infância de Hee-sung até a sombria piscina abandonada onde ele conhece sua irmã.

Esse drama comovente, às vezes assustador, enfatiza a emoção, porque, para Hee-sung, esse é um traço humano evasivo que ele ainda não percebeu.

A interpretação de Lee Joon-gi de Hee-sung, um personagem que luta para entender o desespero e ansiedade que sente quando sua esposa descobre a verdade sobre ele, rendeu-lhe uma indicação de melhor ator em 2021 para um prêmio Baeksang de excelência em cinema, teatro e televisão na Coreia do Sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

2. Meu Senhor (2018)

Episódios: 16
Gênero: Drama
Disponível em: Netflix 

Em My Mister, Park Dong-hoon (Lee Sun-gyun) é forçado a admitir que sua vida não é feliz. Engenheiro de meia-idade que trabalha em uma empresa em que um jovem universitário é seu chefe, ele mora com a mãe e dois irmãos desempregados. Dong-hoon faz o que pode para ajudar sua família em dificuldades, o tempo todo sentindo como se sua própria vida estivesse desmoronando.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lee Ji-an (interpretado por Lee Ji-eun, conhecido profissionalmente como IU) é uma jovem que está pesadamente endividada e sendo assediada por um agiota enquanto tenta cuidar de sua avó idosa e trabalhar como temporária na mesma empresa como Dong-hoon.

No final das contas, os dois se tornam amigos e embarcam em uma jornada de mágoa, esperança e cura.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com foco em lutas financeiras, problemas familiares, solidão e depressão, a série não tenta colocar um filtro na experiência humana. Em vez disso, tenta mostrar que não importa o quão monótona ou miserável a vida possa parecer às vezes, ela pode ser tão fascinante e intrigante quanto qualquer filme. Isso sugere que a luta para encontrar um equilíbrio perfeito entre nossas responsabilidades e o crescimento pessoal pode ser uma jornada incrível.

Para os telespectadores, a mensagem de que a vida real é, em si mesma, extraordinária, é reforçada pelos paralelos entre o passado de IU e o papel que ela desempenha. IU, uma das estrelas de K-pop mais populares da Coreia do Sul, como sua personagem, viveu por um tempo com sua avó em um quarto lotado de solteiro depois que seus pais se endividaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
A popular série Squid Game despertou o interesse no doce retro coreano ‘dalgona’, vendido por vendedores ambulantes. É apresentado como um dos desafios da série em que os competidores devem remover a forma dentro do doce sem que ele se quebre [Arquivo: Chung Sung-jun / Getty Images]

3. Curandeiro (2014)

Episódios: 20
Gênero: Ação, suspense, romance
Disponível em: Netflix 

Na década de 1980, durante a transição da Coreia do Sul do autoritarismo para a democracia, um grupo de cinco estudantes que dirigia uma estação de rádio ilegal pró-democracia tropeçou em um grande escândalo, que levou à morte de um estudante em 1992. Outro estudante acaba em uma cadeira de rodas e outro na prisão.

Décadas depois, um mensageiro noturno ilegal com o codinome Healer (Ji Chang-wook), um jornalista famoso (Yoo Ji-tae) e um repórter de notícias de tablóide de segunda categoria (Park Min-young) se reúnem para descobrir a verdade sobre o que aconteceu com os alunos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A série começa lentamente, levando tempo para apresentar os muitos personagens significativos antes que o enredo bem elaborado pegue o ritmo com algumas reviravoltas de cair o queixo nos episódios posteriores.

Vale a pena observar o enredo único, as cenas de ação emocionantes e o desenvolvimento de personagens que, à medida que descobrem mais sobre os cinco alunos, são inspirados por sua bravura para se aprofundar em suas investigações, mesmo que isso lhes custe a vida. Há também uma dose saudável de humor e romance, e a presença da atriz veterana Kim Mi-kyung no papel do parceiro hacker do Healer dá ao drama um selo de aprovação final.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Ji Chang-wook interpreta um mensageiro ilegal e Park Min-young, um jornalista de tablóide, na série de suspense Healer [Han Myung-gu / WireImage via Getty]

4. Sr. Queen (2020)

Episódios: 20
Gênero: Drama histórico, comédia romântica, fantasia, troca de corpo
Disponível em: Viki

Seria difícil inventar algo mais absurdo do que o enredo desta série sobre um homem, Jang Bong-hwan, que se encontra preso no corpo de uma rainha do final da era Joseon, por volta de 1850 (o período Joseon começou em 1392 e terminou em 1897), e ainda é o sétimo drama de maior audiência na história da televisão a cabo coreana.

Shin Hye-sun retrata a personagem principal de forma brilhante, em um papel que poderia facilmente beirar a caricatura, e o show vale a pena assistir apenas por sua atuação. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ela retrata perfeitamente o crescimento do personagem de Bong-hwan / Queen Cheorin enquanto serve como um dos principais elementos cômicos da série.

Kim Jung-hyun, que já participou da série de sucesso Crash Landing on You, interpreta o marido da Rainha Cheorin, Rei Cheol Jong, neste drama de época repleto de intrigas palacianas, concubinas intrigantes e rainhas viúvas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Narrado por Choi Jin-hyuk, que é conhecido por seus papéis no filme de terror zumbi Train to Busan, e dramas como A Última Imperatriz e Os Herdeiros, o Sr. Queen passou despercebido entre o público de língua inglesa. Mas quem procura um alívio leve deve tentar.

O Squid Game, que forneceu alimento para as recentes celebrações do Halloween em todo o mundo, segue uma legião de K-dramas aclamados pela crítica [Arquivo: Billy HC Kwok / Getty Images]

5. O palhaço coroado (2019)

Episódios: 16
Gênero: drama histórico, romance
Disponível em: Netflix

Situado durante a era Joseon no início do século 17, quando levantes e lutas pelo poder real atingiram o auge, O Palhaço Coroado conta a história de um rei que, temendo ser assassinado, dá ordens a seu doppelganger, um palhaço chamado Ha Sun (Yeo Jin-goo ), para ocupar o seu lugar no trono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando ele era criança, os pais de Ha Sun morreram durante uma epidemia. Ele quase morreu de fome, mas foi salvo por um grupo de bufões, que acabou crescendo para se tornar um deles. Quando os bufões se apresentaram, Ha Sun interpretou King Lee Hun devido às semelhanças em sua aparência física.

A história se inspira no romance de Mark Twain, O Príncipe e o Pobre. Um banquete visual com trajes suntuosos e paisagens pitorescas, este drama histórico é um conto intenso e fascinante de romance, intriga palaciana e política. O enredo bem trançado, mas imprevisível, mantém o espectador envolvido até o fim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como o palhaço, a atuação de Yeo Jin-goo é sincera e comovente, mas sua representação do personagem egoísta e quase repulsivo do Rei Lee Hun é igualmente notável e fará com que seja difícil acreditar que seja a mesma pessoa desempenhando os dois papéis.

6. Navillera (2021)

Episódios: 12
Gênero: Drama
Disponível em: Navillera é um original da Netflix

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O funcionário aposentado dos correios de 70 anos, Sim Deok-chool (Park In-hwan), sempre sonhou em aprender balé. Mas a vida atrapalhou e ele deixou seu sonho de lado – até agora. Apesar da falta de apoio de sua família, ele se matricula em aulas de balé, onde conhece Lee Chae-rok (Song Kang), de 23 anos.

Chae-rok tem talento e paixão pelo balé, mas sua decisão de se tornar um dançarino o afastou de seu pai. Com dificuldades financeiras e emocionais, ele pensa em desistir. Mas as coisas começam a mudar quando ele conhece Deok-chool e se torna seu treinador de balé.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A história de sua amizade eleva Navillera de um relógio descontraído e emocionante a um conto inspirador que na maioria das vezes evita o sentimentalismo estereotipado.

Navillera explora questões humanas identificáveis, como a forma como lidamos com a realidade da velhice, ao mesmo tempo que mostra que nunca é tarde para começar a fazer o que você ama.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (26), planos para a construção de mais de 6 mil moradias na região central da capital....

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Na última sexta-feira (26/4), durante a Assembleia Geral dos Acionistas do Banco do Brasil (BB), foi definido que o salário da presidente da instituição,...

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (26), a Polícia Militar realizou a prisão de um homem de 20 anos, suspeito de fazer parte de uma quadrilha...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit