Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A MetSul Meteorologia alertou para a possibilidade de chuva preta nesta sexta-feira (13) e ao longo do fim de semana em cinco estados: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).
O fenômeno já foi registrado durante a semana em cidades do Rio Grande do Sul, resultado do aumento da onda de calor, combinado com o tempo seco e a fumaça de incêndios que afetam grande parte do Brasil, tornando o ar insalubre. Segundo a MetSul, há uma relação direta entre a fuligem e a chuva preta.
Esse tipo de chuva ocorre quando a fuligem e outras partículas contaminantes presentes na atmosfera se misturam com a umidade, precipitando sob a forma de chuva. Embora nem sempre tenha coloração preta, esse fenômeno indica altos níveis de poluição e é comumente observado em áreas próximas a indústrias, queimadas ou locais com intensa queima de combustíveis fósseis, explicou a MetSul.
Ao atingir o solo, a chuva preta pode afetar corpos d’água e vegetação, e tem impactos visíveis no ambiente urbano. A MetSul acrescentou que o fenômeno pode deixar uma camada de sujeira em superfícies como prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação de materiais e aumento dos custos de manutenção. A relação entre fuligem e chuva preta, destacou a entidade, é um sinal preocupante dos níveis de poluição atmosférica em diversas partes do mundo.