Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta quarta-feira (22) que obteve sucesso ao colocar seu primeiro satélite militar em órbita em um momento de tensões acentuadas com os Estados Unidos por causa dos programas nuclear e mísseis de Teerã.
As autoridades dos EUA já afirmaram que temem a tecnologia usada para colocar satélites em órbita possa ser usada também para lançar ogivas nucleares. Teerã nega as afirmações norte-americanas de que tal atividade é um disfarce para o desenvolvimento de mísseis balísticos e diz que jamais buscou a criação de armas nucleares.
“O primeiro satélite militar do Irã, Noor, foi lançado nesta manhã do deserto central do Irã. O lançamento foi um sucesso e o satélite entrou em órbita”, disse a televisão estatal.
O satélite, cujo nome significa “Luz”, está orbitando 425 quilômetros acima da superfície da Terra, disse a TV em um comunicado publicado em seu site.
A força revelou que usou o lançador de satélites Qased, ou “Mensageiro”, para transportar o Noor, sem dar detalhes sobre a tecnologia.
“O lançador de satélites Qased de três estágios usou uma combinação de combustíveis sólidos e líquidos”, informou.
“A Guarda Revolucionária do Irã está no espaço. Isso mostra que nós podemos ter sucesso significativo e global em qualquer campo, confiando no poderoso Deus e nos nossos talentos”, afirmou o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami.
