Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Documentos revelam que China sabia de riscos da covid-19 mas censurava laboratórios de divulgar

Uma série de documentos internos da ditadura chinesa sobre diretrizes de biossegurança para laboratórios de pesquisa revelam que a China emitiu diretrizes sobre como estudar a covid-19 e que estava ciente de seu potencial de disseminação entre humanos antes de revelar tais riscos ao público, informa a Epoch Times.

O novo coronavírus (covid-19) surgiu na cidade central de Wuhan, na China, no final de 2019 e se espalhou rapidamente por todo o país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o site, no início de janeiro, as autoridades da ditadura ordenaram inicialmente que uma empresa de genômica parasse de analisar amostras da covid-19 e atrasaram a publicação de um relatório que mencionava que eles haviam mapeado todo o genoma do vírus, de acordo com relatos da mídia.

Os membros do Partido Comunista Chinês (PCC) também minimizaram o risco de o vírus se espalhar até 20 de janeiro, quando o principal especialista em doenças respiratórias da China, Zhong Nanshan, anunciou publicamente que o vírus poderia ser transmitido de humano para humano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo novos documentos internos fornecidos ao Epoch Times, revelaram mais sobre o escopo do encobrimento da China: as autoridades sabiam dos perigos do coronavírus semanas antes de 20 de janeiro e proibiam os laboratórios de divulgar investigações sobre a covid-19.

“Grande surto repentino”

De acordo com a publicação, em 3 de janeiro, a Comissão Nacional de Saúde da China emitiu um documento para todas as comissões regionais de saúde e laboratórios de alto nível de biossegurança do país, dizendo “que eles podem lidar com microorganismos patogênicos que são infecciosos entre as pessoas”. O documento foi marcado com os dizeres “não divulgar”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(Uma cópia do documento emitido pela Comissão Nacional de Saúde da China em 3 de janeiro de 2020)

O documento estabelece diretrizes para fortalecer o gerenciamento de amostras biológicas e atividades de pesquisa relacionadas à “prevenção e controle de um grande surto repentino de doenças infecciosas”. No entanto, o documento não especificou a doença.

Ele foi divulgado apenas alguns dias após as autoridades de Wuhan confirmarem publicamente o surto do novo coronavírus em 31 de dezembro. O documento detalha que tais amostras biológicas incluíam amostras de sangue, fluidos respiratórios, urina e fezes dos pacientes.

Segundo o site, as agências sob a supervisão das comissões provinciais de saúde “foram proibidas de fornecer amostras biológicas, patógenos e amostras de cultura a qualquer outro instituto ou indivíduo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além do mais, afirmou que durante a disseminação de doenças infecciosas, agências e indivíduos não tinham permissão para publicar documentos ou informações sobre suas investigações sem aprovação.

Em outro documento obtido pelo site classificado sobre biossegurança em laboratórios publicado em 14 de janeiro, a Comissão de Saúde do Distrito de Changping de Pequim declarou que estava transmitindo as diretrizes da Comissão Municipal de Saúde de Pequim sobre “a prevenção e controle de um repentino surto grave de doenças infecciosas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(Uma cópia do documento emitido pela Comissão de Saúde do Distrito de Changping em Pequim em 14 de janeiro de 2020)

A comissão de Pequim solicitou aos laboratórios de microbiologia patogênica da cidade, incluindo institutos de saúde, institutos de controle de doenças, institutos de testes de terceiros, departamentos alfandegários do governo e empresas que estudam microorganismos patogênicos, que realizassem auto-avaliações em 15 e 16 de janeiro, antes que as autoridades de saúde iniciassem inspeções aleatórias nessas instalações de 17 a 20 de janeiro.

Abordar a questão da covid-19

Durante esse período, de acordo com o portal, as autoridades de Wuhan argumentaram que o risco de transmissão do vírus do PCC de pessoa para pessoa era baixo.

Em 16 de janeiro, a Comissão Nacional de Saúde da China emitiu um aviso interno, “Diretrizes de Biossegurança Laboratorial sobre o Novo Vírus Coronavírus”, dirigido às comissões regionais de saúde e aos centros de prevenção e controle de doenças, orientando-os a estudar a covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(Uma cópia do documento emitido pela Comissão Nacional de Saúde da China em 16 de janeiro de 2020)

O documento de 16 de janeiro foi marcado com os dizeres “não divulgar” e “apenas para uso interno; não pode ser distribuído na internet”.

As diretrizes mostraram que as autoridades de saúde chinesas estavam cientes de que o vírus do PCC proporcionava riscos elevados. Por exemplo, os pesquisadores de laboratório foram instruídos a usar equipamento de proteção de acordo com qualquer laboratório de biossegurança de nível três ao manusear amostras não cultivadas (amostras não cultivadas contêm apenas o microrganismo, ao contrário das amostras cultivadas, nas quais o patógeno é colocado em uma cultura de laboratório para que possa crescer).

O nível três é o segundo ranking mais alto para laboratórios que estudam patógenos perigosos, sendo o nível quatro o mais alto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o pessoal deve ser treinado e equipado com equipamento de proteção para lidar com os resíduos desses laboratórios.

Finalmente, as diretrizes estabelecem que certos procedimentos científicos para o estudo do vírus do PCC, incluindo “separação, cultivo, titulação, purificação e aquisição de ácidos nucléicos”, devem ser realizados em laboratórios de nível três de biossegurança.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essas diretrizes foram divulgadas em 23 de janeiro, três dias após a declaração pública de Zhong.

A Epoch Times também obteve um documento interno emitido pela Autoridade Hospitalar de Pequim em 16 de janeiro. Apontando para as diretrizes acima mencionadas, a autoridade hospitalar disse que realizaria uma inspeção em 22 hospitais locais por seis dias até 21 de janeiro, para garantir a biossegurança nos laboratórios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

(Uma cópia do documento emitido pela Autoridade Hospitalar de Pequim em 16 de janeiro de 2020)

Esses documentos – juntamente com os documentos relatados pelo Epoch Times em 30 de abril – mostram que Pequim escondeu a capacidade do vírus se espalhar entre os seres humanos. As autoridades de saúde emitiram um aviso em 15 de janeiro, instruindo hospitais e instalações locais sobre como responder a uma nova forma de pneumonia que estava se espalhando entre os pacientes.

A Associated Press descobriu descobertas semelhantes – que Pequim soube da transmissibilidade do vírus por dias antes de admiti-lo em 20 de janeiro – em um relatório recente também baseado em memorandos internos do regime chinês.

 
 
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Carlos Teixeira

São Paulo

As últimas palavras de Carlos Teixeira, o jovem de 13 anos que faleceu após ser agredido por colegas na Escola Estadual Júlio Pardo Couto...

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (18), o ministro Gilmar Mendes manifestou forte desaprovação em relação à possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela...

Israel Israel

Últimas Notícias

O Exército de Israel informou neste sábado que abateu dez terroristas durante uma operação que começou na quinta-feira à noite no campo de refugiados...

RESUMO DO DIA

✅PGR Apela Contra Decisão Do STF Que Permitiu Remoção Da Tornozeleira Eletrônica De Rogério Andrade PGR Apela Contra Decisão do STF que Permitiu Remoção...

Inteligência artificial empregos mundo FMI Inteligência artificial empregos mundo FMI

Destaques

A Inteligência Artificial (IA) continua a avançar em um ritmo exponencial, ultrapassando os seres humanos em várias competências cognitivas e estabelecendo novos recordes no...

Hezbollah Hezbollah

Últimas Notícias

O Exército de Israel realizou na sexta-feira um novo bombardeio contra um “edifício militar” do partido-milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano, como parte...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

De acordo com a Secretaria da Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, os encontros conhecidos como bailes funk de rua, também chamados de pancadões, foram menos...

Brasil

Na próxima semana, professores e técnicos administrativos que trabalham em instituições federais de ensino precisam decidir se voltam ao trabalho ou não. O motivo...

Brasil

O corpo de Paulo Roberto Braga, 68 anos, será sepultado neste sábado (20) no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele...

Brasil

A lista dos mais procurados da Interpol inclui 91 cidadãos brasileiros em mais de 6 mil alertas ativos. O “aviso vermelho” é emitido como...

Brasil

A 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM) absolveu José Arnaldo do Nascimento, coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), acusado...

Brasil

A Prefeitura de São Paulo decidiu interditar o espaço de eventos Mercado Livre Arena Pacaembu, na Zona Oeste da capital, onde ocorreria o show...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit