Um vídeo capturado e compartilhado nas redes sociais mostrou um avião abortando seu pouso enquanto realizava a aproximação final no aeroporto de Fukuoka nesta quinta-feira (29.
O voo número 1408 da Jeju Air foi visto balançando de um lado para o outro enquanto lutava contra os fortes ventos do tufão Shanshan, antes de voltar a subir.
A Reuters conseguiu confirmar a localização do vídeo a partir de uma estrutura com telhado verde, edifícios vistos ao longe e uma ponte que aparecia no vídeo, que coincidiam com imagens de arquivo e de satélite da região.
Sites especializados como FlightRadar24 e Flight Aware mostraram que o voo 1408 da Jeju Airlines tentou descer próximo ao aeroporto de Fukuoka às 23h04 GMT, antes de subir novamente um minuto depois.
A prefeitura de Fukuoka está localizada no norte da ilha japonesa de Kyushu, onde o tufão Shanshan tocou terra na quinta-feira, trazendo ventos fortes e chuvas intensas.
Centenas de voos foram cancelados, e os serviços de trem foram suspensos em muitas áreas de Kyushu, assim como centenas de serviços de ônibus e balsa, segundo o Ministério dos Transportes.
O tufão Shanshan é o mais recente sistema meteorológico severo a atingir o Japão e deve se aproximar das regiões central e oriental, incluindo a capital, Tóquio, por volta do fim de semana, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
Em algumas partes da prefeitura de Miyazaki, em Kyushu, caíram cerca de 60 centímetros de chuva, o que provocou o aumento dos rios e ameaçou causar inundações, conforme informou a Agência Meteorológica do Japão. Esse total de 24 horas foi superior à média de precipitação de todo o mês de agosto, acrescentou.
No final da tarde de quinta-feira (hora local), a tempestade se deslocava para o norte a 15 quilômetros por hora (9 mph) e seus ventos haviam enfraquecido para 108 quilômetros por hora (67 mph). “Já não é mais um tufão potente”, disse a agência.
O tufão Shanshan atingiu o centro da cidade de Miyazaki, derrubando árvores, lançando carros para as laterais dos estacionamentos e quebrando as janelas de alguns edifícios. O grupo de gestão de desastres da prefeitura disse que 40 edifícios foram danificados.
A televisão pública NHK mostrou um rio transbordando na popular cidade termal de Yufu, na prefeitura de Oita, ao norte de Miyazaki, com água lamacenta atingindo uma ponte.
Com informações da Reuters e AP.