Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (2), o presidente da Argentina, Javier Milei, demonstrou seu apoio a Elon Musk e criticou o bloqueio do X no Brasil ao compartilhar mensagens no Twitter que atacam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Milei repostou postagens do portal La Derecha Diario, que acusavam Lula de justificar a suspensão da plataforma de Musk. Uma das mensagens compartilhadas dizia: “Elon Musk não pode perder tempo ofendendo o presidente, ofendendo os deputados, ofendendo os senadores, ofendendo a Justiça, quem ele pensa que é?”.
O portal também trouxe declarações de Lula feitas em uma entrevista à rádio MaisPB na sexta-feira (30). Na ocasião, Lula havia afirmado que Musk deveria aceitar as regras brasileiras para que o X continuasse operando no país. “Não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo o Senado, ofendendo a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê?”, declarou Lula.
Além disso, Milei republicou um tweet de Elon Musk, no qual o empresário exclamava: “Viva a Democracia! Viva o Brasil Livre!”. Musk também fez acusações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, chamando-o de “criminoso”.
A reação de Milei e as postagens de Musk refletem o crescente atrito entre as autoridades brasileiras e o magnata da tecnologia, em meio à recente decisão do STF que suspendeu o X no Brasil e ordenou o confisco de ativos da SpaceX no país.