Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O papa Francisco voltou a deixar a residência oficial no Vaticano neste sábado (12), enquanto se recupera de uma grave infecção respiratória que o manteve hospitalizado por 38 dias. Desta vez, o pontífice surpreendeu ao visitar a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
“Na tarde de hoje, o papa Francisco chegou à Basílica de Santa Maria Maior e, às vésperas do Domingo de Ramos e da Semana Santa, deteve-se em oração diante do ícone da Virgem, Salus Populi Romani”, informou o Vaticano em um breve comunicado.
Com 88 anos, o papa apareceu em uma cadeira de rodas, usando cânulas nasais para receber oxigênio e vestia o hábito papal branco. Ele também levou uma oferta floral. Em vídeos da visita, é possível ouvir um dos fiéis gritando: “Viva o México!”.
Francisco é profundamente devoto do ícone Salus Populi Romani, que costuma visitar sempre após suas viagens. Foi o que aconteceu também no último dia 23 de março, quando deixou o hospital e, de forma inesperada, pediu que sua comitiva passasse pela basílica antes de retornar à residência.
Essa é mais uma das aparições surpresas do papa durante seu período de recuperação na Casa Santa Marta, onde os médicos haviam recomendado ao menos dois meses de repouso com visitas restritas. No entanto, nos últimos dias, Francisco deixou o local em diversas ocasiões, o que sugere uma melhora em seu estado de saúde.
Na última quinta-feira, o papa foi visto com calça escura, camiseta e poncho, percorrendo de cadeira de rodas a Basílica de São Pedro para acompanhar a restauração da área da Cátedra e rezar diante do túmulo de Pio X.
Ele entrou na basílica pela Porta da Oração, a mais próxima da Casa Santa Marta, onde está alojado durante a convalescença. Na ocasião, rezou por cerca de dez minutos diante do túmulo de Pio X, pontífice com quem diz ter grande afinidade. Foi a segunda visita ao local em menos de uma semana.
“Foi tanta emoção que minhas lágrimas embaçaram a visão e nem consegui tirar uma foto”, disse aos veículos vaticanos o monsenhor Valerio Di Palma, cônego de São Pedro, ao ver o papa sendo empurrado por seu assistente de saúde pessoal, Massimiliano Strappetti.
Ainda nesta semana, outra visita surpresa ocorreu: o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, estiveram com o pontífice em Roma, mesmo após o cancelamento oficial da audiência por conta do estado de saúde de Francisco.
No domingo anterior, o papa também fez uma breve aparição ao final da missa do Jubileu dos Doentes, onde deu a bênção e saudou os fiéis.
(Com informações da EFE)
