Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (23) que um cessar-fogo entre Irã e Israel foi “totalmente acordado” após 12 dias de intensos confrontos. Segundo ele, a trégua entrará em vigor “dentro de seis horas”.
O anúncio foi feito na plataforma Truth Social, pouco depois de o Irã lançar um ataque com mísseis contra uma base militar dos EUA no Catar. “Parabéns a todos! Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total”, escreveu Trump.
Em sua publicação, o presidente se referiu ao conflito como “A Guerra dos 12 Dias”, acrescentando: “Essa é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca irá durar!”
Apesar da declaração de Trump, até o momento tanto o governo de Israel quanto o do Irã não confirmaram oficialmente o acordo.
Antes do anúncio, Trump havia minimizado o ataque iraniano à base americana de Al Udeid, em Doha, classificando-o como “muito fraco”. Ele afirmou esperar que Teerã tenha “colocado tudo para fora do sistema”. Segundo autoridades americanas, os mísseis iranianos foram interceptados por sistemas de defesa aérea, e não houve feridos ou mortos.
Trump ainda agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência sobre o ataque. “Isso possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém saísse ferido”, afirmou.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou que Teerã está pronto para reagir novamente, caso os Estados Unidos voltem a agir militarmente, mas indicou que o regime não tem intenção de continuar atacando alvos americanos.
