Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste domingo (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre vitória da esquerda nas eleições legislativas na França, conforme apontado por pesquisas de boca de urna. Lula destacou que os resultados devem inspirar a América do Sul, ressaltando a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social.
Lula comparou o movimento na França à recente ascensão do premiê britânico trabalhista Keir Starmer, que venceu o Partido Conservador na semana passada.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu Lula.
A Nova Frente Popular (NFP) causou surpresa ao alcançar a maioria na Assembleia Nacional francesa, superando o partido de extrema-direita Reunião Nacional em até quarenta assentos. Os resultados preliminares indicam que a coalizão da esquerda poderia conquistar entre 172 e 192 lugares, enquanto o partido de Marine Le Pen ficaria com entre 132 e 152 lugares, e a coalizão do presidente Macron, entre 150 e 170 lugares.
Antes do fechamento das urnas, o cenário já apontava para um distanciamento do partido de Marine Le Pen da maioria absoluta de 289 cadeiras, apesar de liderar no primeiro turno em muitos dos 577 círculos eleitorais.
