Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

Avós são aliados na luta contra a depressão materna, revela estudo

Os avós podem ser benéficos para a saúde das mulheres. O apoio e a presença dos avós podem ter um impacto significativo na saúde mental das mães, de acordo com um novo estudo publicado esta semana no periódico Population Studies.

Pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, descobriram que o apoio dos avós pode proteger as mães da depressão, especialmente aquelas que se separaram de seus parceiros e se tornaram mães solteiras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O estudo analisou dados do registro finlandês de 116.917 mães separadas e 371.703 mães não separadas com filhos menores de 12 anos.

As mulheres foram avaliadas por pelo menos três anos entre 2000 e 2014.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os pesquisadores compararam a prevalência do uso de medicamentos antidepressivos pelas mães com as características dos avós relacionadas à capacidade de oferecer apoio.

Foi prevista uma menor probabilidade de depressão materna na presença de avós com menos de 70 anos, empregados e sem problemas de saúde graves.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A depressão também foi menos comum se os avós ainda estivessem casados e morassem perto da filha.

As características da avó materna pareciam ter mais peso no impacto na saúde mental da mãe. O papel dos avós paternos era menor, conforme constatou o estudo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As características dos avós associadas ao aumento do potencial de fornecer apoio e à diminuição da necessidade de receber apoio preveem uma menor probabilidade de depressão materna, especialmente entre as mães separadas”, afirmaram os pesquisadores nas conclusões.

A coautora do estudo, Dra. Niina Metsa-Simola, mencionou que as diferenças na saúde mental materna podem ser maiores nos EUA do que na Finlândia, especialmente quando as mães se separam.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso ocorre porque a Finlândia é um abrangente estado de bem-estar nórdico que oferece medidas de apoio relativamente generosas, incluindo creches acessíveis”, disse ela. “Além disso, os lares multigeracionais (ou seja, avós morando com seus filhos adultos e netos) são altamente incomuns na Finlândia.”

Matt Lundquist, LCSW, MSED, psicoterapeuta do Tribeca Therapy em Nova York, não participou do estudo, mas reagiu às descobertas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em muitos casos, ele afirmou que a forma mais útil de intervenção em saúde mental é um senso de comunidade e apoio dos entes queridos.

“As mães que tinham suas próprias mães morando por perto eram menos propensas a ficar deprimidas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Embora possa haver questões psiquiátricas que exijam atenção de um profissional de saúde mental, muitas vezes o tipo de apoio comunitário, apoio familiar, carinho e cuidado que as novas mães e novos pais recebem é incrivelmente significativo”, disse ele.

O apoio de uma figura materna que pode oferecer orientação de mulher para mulher é especialmente importante, observou Lundquist.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As mulheres enfrentam os desafios da mudança de identidade que vem com a maternidade, especialmente se for a primeira vez que dão à luz, disse ele.

“E também, [elas enfrentam] os desafios de aprender a cuidar de um bebê e se tornar pais”, disse Lundquist. “Muitas pessoas buscam apoio de suas mães ou de alguém que possa ser um substituto com sabedoria e experiência.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em termos de lidar com a depressão pós-parto, Lundquist disse que ser uma nova mãe é um desafio “subestimado” — é aí que os avós podem intervir.

“Quando pensamos no papel que [os pais da mãe] desempenham, especialmente a mãe dela, há uma forma particular de orientação na navegação dessas mudanças de identidade e na criação de espaço para falar sobre isso”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A psicóloga educacional e especialista em parentalidade Dra. Michele Borba, que não participou do estudo, também enfatizou que “relacionamentos afetuosos são cruciais para o bem-estar mental.”

A especialista baseada na Califórnia disse: “[Não é] surpresa que este estudo tenha descoberto que as mães que tinham suas próprias mães morando por perto eram menos propensas a ficar deprimidas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando não é possível morar perto da família, chamadas de vídeo diárias com os avós podem ser uma boa alternativa, sugeriu Borba.

“As avós também podem encontrar redes de apoio para suas filhas — amigos e parentes, além de recursos médicos próximos”, disse ela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A chave é que o cuidador entre em contato de maneira consistente, preocupada e cuidadosa para ajudar no bem-estar pessoal da mãe, bem como no de seus filhos.”

Essa relação entre filho e pai pode ser fundamental para ajudar a facilitar a transição para a maternidade, que pode ser impactante para algumas novas mães, segundo Lundquist.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Há uma “enorme intensidade” ao perceber “quanto de si mesmo você tem que dar para outra pessoa”, disse o terapeuta.

“E isso é físico, espiritual, energético e emocional”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Se parece que as mães solteiras apreciam um pouco mais o apoio de seus pais, Lundquist disse que para algumas famílias, é importante definir os papéis dos avós.

“Parece evidente que os avós estão se apresentando com boas intenções, embora possam não ser tão cuidadosos ou nuanceados em sua abordagem quanto possível”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lundquist sugeriu que os avós ofereçam sua ajuda em vez de presumir que são convidados a visitar ou ficar com seus filhos e netos.

Ele incentivou os avós a perguntarem: “Quais são algumas maneiras de sermos úteis sem sentir que estamos impondo algo a você?”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Acredito que isso tem o efeito de ajudar as novas mães ou novos pais a se sentirem mais abertos a aceitar ajuda.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

O embate entre o bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da antiga plataforma de mídia social “X” (ex-Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF) do...

Últimas Notícias

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou claro que não tolerará invasões de terras pelo Movimento...

mauro vieira mauro vieira

Últimas Notícias

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, posicionou-se em defesa da nota emitida pelo Itamaraty em resposta ao ataque do Irã a Israel, afirmando...

OAB saidinha OAB saidinha

Últimas Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou apoio à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar um trecho da...

barco pará barco pará

Destaques

Uma embarcação com corpos foi descoberta no sábado (13) por pescadores no litoral do Pará. Segundo o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton...

Últimas Notícias

A apresentadora Silvia Popovic foi vítima de um assalto na tarde de domingo (14), na região central de São Paulo. Em um vídeo publicado...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Atualmente, há registros de paralisações em várias instituições de ensino superior e técnico do Brasil. Ao menos 48 universidades, 71 institutos federais e um...

Brasil

A cantora sertaneja Lígia Fernanda Gonçalves, também conhecida como Nanda Ferraz, de 34 anos, faleceu em um acidente de carro na Rodovia Vicinal Luiz...

Brasil

Uma mulher de 38 anos morreu afogada ontem, dia 14, na piscina de Machácara, em Limeira, no interior de São Paulo, enquanto participava da...

Últimas Notícias

Por Arthur Virgílio Prezado colega Celso Amorim.CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Li sua declaração, afirmando que o Irã dos aiatolás eunucos e misóginos “fez...

Brasil

Seis indivíduos foram detidos em flagrante no domingo (14), suspeitos de tentativa de fraude durante a realização de um concurso público em Vargem Grande...

Brasil

As intensas chuvas que afetam diversas regiões do Maranhão estão exacerbando o fenômeno das voçorocas em Buriticupu, localizada a cerca de 400 km de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit