Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estima-se que até 2050, o número de pessoas com Alzheimer triplicará, alcançando 139 milhões. Por isso, os especialistas consideram que o mundo está enfrentando uma pandemia emergente dessa doença, e líderes científicos de todo o mundo estão trabalhando para oferecer soluções a essa ameaça à saúde.
Uma boa notícia é que a ciência comprovou que até 45% dos fatores de risco para a demência são “potencialmente modificáveis”. Com isso, a Comissão Lancet 2024 criou uma infografia que mostra, por meio de porcentagens, quanto o risco de desenvolver demência pode ser reduzido ao eliminar certos fatores de risco. Alguns desses fatores, como lesões cerebrais traumáticas ou poluição do ar, não estão totalmente sob nosso controle, mas há vários que podem ser modificados, como a prática de atividades físicas e a adoção de uma dieta saudável.
Outro recurso que pode ajudar na prevenção é o teste online Brain Care. A prova avalia a saúde física, mental e emocional, e fornece uma pontuação com base nas respostas. Foi criada pelo Centro Cerebral McCance, do Hospital Geral de Massachusetts, da Universidade de Harvard, e pode ser realizada em cerca de cinco minutos.
Quais são as perguntas do teste?
Este prestigiado centro tem como missão identificar indicadores de saúde cerebral e descobrir intervenções que possam preservá-la, promovê-la e prevenir doenças cerebrais.
A pontuação personalizada do McCance Brain Care é composta por três categorias (física, estilo de vida e socioemocional) e avalia o que já está sendo feito para proteger o cérebro e prolongar sua saúde (como exercícios, sono, interações sociais, controle da pressão arterial, entre outros).
Em seguida, o médico pode trabalhar com o paciente para melhorar a pontuação.
Algumas das perguntas incluem: níveis de colesterol e pressão arterial; consumo de álcool e tabaco; prática de atividades físicas e controle do estresse.
Como esse teste pode ajudar?
Vários estudos comprovaram os benefícios de realizar esse teste. Por exemplo, um relatório publicado no Frontiers of Psychiatry encontrou que uma melhora de cinco pontos nos resultados do teste estava associada a uma redução de 27% na probabilidade de uma pessoa desenvolver demência.
Outra pesquisa publicada na Nature descobriu que aqueles com pontuação mais alta no Brain Care tinham menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou demência, mesmo quando geneticamente predispostos a essas condições.
“Sabemos que certos ajustes podem reduzir o risco de sofrer um derrame cerebral, demência, depressão e outras doenças cerebrais. No entanto, ao contrário dos cuidados com o coração e da prevenção do câncer, o cuidado cerebral tradicionalmente não tem sido considerado na saúde preventiva”, descreve o Centro Cerebral McCance.
E acrescenta: “Cuidar do cérebro é um compromisso diário, mas não precisa ser um fardo. A pontuação do McCance para o cuidado cerebral ajuda a cuidar melhor do seu cérebro ao longo da vida.”
Onde realizar o teste e o que fazer com os resultados
Para realizar o teste online desenvolvido por Harvard, clique neste link.
Se os resultados gerarem dúvidas, é recomendável consultar um médico sobre eles (o teste permite baixar a pontuação cerebral em PDF e imprimi-la; também é possível tirar uma foto). O médico pode sugerir pequenas mudanças a serem seguidas para melhorar a pontuação.
“Sua pontuação do McCance Brain Care é uma ferramenta que você pode usar para medir e melhorar os cuidados com seu cérebro ao longo da vida. Pequenos ajustes, como encontrar tempo para caminhar mais durante o dia ou ligar para seu melhor amigo, podem trazer melhorias significativas na sua pontuação geral e na saúde do seu cérebro ao longo do tempo”, afirma o Centro Cerebral McCance.
“Uma vez que você e seu médico analisarem sua pontuação, terão uma ideia das áreas que podem se beneficiar de pequenos ajustes, e podemos ajudá-lo a encontrar os recursos necessários para lidar com essas oportunidades. Com o tempo, estamos confiantes de que o monitoramento regular de sua pontuação levará a uma saúde cerebral ideal ao longo de sua vida.”
O Centro Cerebral McCance também oferece em seu site uma série de recursos para cuidar do cérebro de acordo com os maiores fatores de risco.