Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma pesquisa realizada por acadêmicos da Universidade Nacional da Austrália revelou que os homens se apaixonam quase duas vezes mais rápido que as mulheres. O estudo, que entrevistou 808 jovens adultos de 33 países, foi publicado na revista Biology of Sex Differences no final do mês passado. O objetivo era entender as diferenças entre os sexos no que diz respeito ao romance.
Os resultados mostraram que, em média, os homens levam pouco mais de quatro semanas para se apaixonar perdidamente, enquanto as mulheres demoram mais. A pesquisa indicou que, após o início do relacionamento romântico, as mulheres atingem uma pontuação média de progressão do amor de 1,92 meses, enquanto os homens alcançam a mesma marca em 0,98 meses. Isso sugere que os homens se apaixonam aproximadamente um mês antes que as mulheres.
Além disso, os homens entrevistados afirmaram ter se apaixonado em média 2,6 vezes, enquanto as mulheres se apaixonaram 2,3 vezes. Os participantes da pesquisa tinham entre 18 e 25 anos de idade, e a maioria já havia se apaixonado várias vezes, o que sugere que o amor romântico é uma experiência bastante comum entre os jovens.
Embora os homens se apaixonem mais rapidamente e com maior frequência, a pesquisa também constatou que as mulheres experimentam sentimentos mais intensos quando se comprometem. As mulheres apresentaram maior intensidade de amor romântico, maior compromisso e mais pensamentos obsessivos sobre o parceiro do que os homens.
Os pesquisadores explicaram que as diferenças no comportamento de paixão podem ser atribuídas ao panorama de aptidão masculina e feminina. Segundo eles, “os homens se apaixonam mais cedo porque o panorama de aptidão masculina favorece a quantidade de parceiras, enquanto para as mulheres o foco está mais na qualidade”. Isso se alinha com a ideia de que as mulheres são mais seletivas na escolha de parceiros, ao contrário dos homens.
