Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um incêndio irrompeu em uma fazenda familiar no oeste do Texas nesta semana, matando cerca de 18.000 vacas que valiam milhões de dólares e ferindo um trabalhador. A explosão aconteceu na noite de segunda-feira (11).
Quase três milhões de animais de fazenda morreram em incêndios nos EUA entre 2018 e 2021.
As autoridades suspeitam que um mau funcionamento do maquinário na instalação pode ter inflamado o gás metano – que é liberado pelas vacas quando elas soltam “puns” ou arrotam- desencadeando a erupção devastadora.
O incêndio começou a se espalhar rapidamente pelos currais, onde milhares de vacas leiteiras estavam amontoadas.
Os bombeiros correram para a fazenda para apagar o incêndio, mas tiveram que lutar por várias horas para controlá-lo.
Nuvens de fumaça preta espessa foram vistas subindo para o céu enquanto as vacas permaneciam presas lá dentro
Explosion at South Fork Dairy Farm in Dimmitt Texas last night. The fire spread into the dairy cow holding pens, and an unknown amount of dairy cattle were killed by the fire and smoke. The cause of the fire is unknown.
Yet another incident affecting food supply. pic.twitter.com/4syPJicbng
— Janebond (@Janebon34813396) April 11, 2023
.
A juíza do condado de Castro, Mandy Gfeller, a principal executiva do condado, estimou as perdas de South Fork em dezenas de milhões de dólares, informou o USA Today . Cada vaca valia cerca de US$ 2.000, e as 18.000 mortas representavam 90% do rebanho total da fazenda, de acordo com o jornal.
O Texas é o quarto maior produtor de leite do país, atrás de Idaho, Wisconsin e Califórnia, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos . O Lone Star State bombeia mais de 7 milhões de toneladas de leite por ano.